REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

9 de julho de 2011

O Ensino bíblico com Autoridade

Ao ser feita uma reflexão sobre a atuação do educador cristão hoje nas igrejas, existem vários fatores que imperam na hora do referido alcançar o sucesso esperado, tanto pessoal como dos educandos.
Entre os tais fatores, destacamos a importância da influência positiva do professor em relação cada aluno; percebemos que ele deve não apenas ensinar falando, mas a sua vida precisa ser um modelo padrão exemplar de vida cristã. No ministério terreno de Jesus, encontramos a concordância do falar com o viver diário: isso tornou suas palavras cativantes e seus hábitos atrativos a ponto de ser um paradigma especial para aquela sociedade e, conseqüentemente chegou até nós com a mesma força e graça. A Bíblia em muitos pontos nos revela este valor (influência) como um meio essencial para se fundamentar o ensino. A razão espiritual subordina a ação ao ensino, uma vez que só será possível haver ação (atitude correta de cristão) se houver ensinamento bíblico equilibrado, especialmente na EBD.

De onde vinha a autoridade de Jesus?

É de conhecimento geral que a influência, o respeito e a maturidade não se consegue nos bancos das universidades; é algo que adquirimos com nosso comportamento diário. Acompanhando os passos de Jesus, vemos que desde criança Ele já se destacava entre os doutores da Lei (Lc 2: 39-46), influenciando assim com a sua grandiosa sabedoria e a partir deste contexto podemos enumerar a fonte de toda a sua autoridade. Como cristãos autênticos só seremos capazes de ser referencial em nossas congregações se trilharmos o caminho do respeito que é uma estrada com sentido duplo. Para se ter sucesso neste ministério deve-se esmerar no labor e conscientizar-se que a influência provém de alguns fatores:
1.Da obediência incondicional à Deus- Pai.
O mestre tinha convicção de sua chamada, isso o fez entender a dependência que existia de Deus para realizar o seu trabalho. Tudo que precisava fazer era permitido pelo Pai, todos os sentimentos eram dirigidos a Ele, Ele consultava-o antes de agir. Isso fez dEle o mestre por excelência. Um professor convicto sabe que suas aulas não dependem apenas da sua preparação teológica, mas principalmente da espiritual; pois o professor trabalha diretamente com caráter que, de forma espiritual está sempre sofrendo modificações, pois nossa estatura em Cristo ainda não está completa, segundo o apóstolo Paulo (Ef 4:13). O bom professor coloca como arranjo às lições o seu conhecimento específico teológico, e o espiritual é o indispensável; se caso isso não acontecer, estamos nos confrontando com as palavras de Paulo ao jovem Timóteo que diz ...”Sê o exemplo”.

2.Do bom testemunho.
A imagem do professor é inseparável de sua imagem pessoal. É indispensável que o tal, use sua vida diária como um exemplo vivo daquilo que deseja de seus alunos. Analisemos a seguinte questão: Como um professor será bem sucedido ensinando Ml 3:10, se não for dizimista fiel? A repercussão de sua aula pode sofrer uma divisão entre: murmuração, desordens, altas críticas e falta de confiança. Quando Pedro falou a Cristo sobre o tributo secular, o que fez Jesus? – mandou ele dá a didracma aos cobradores romanos. Jesus deu show como cidadão e o simples pescador aprendeu a grande lição que, com certeza, perdurou até a sua morte. Somos privilegiados, pois nossos ensinamentos intervêm na direção do homem à eternidade! Aleluia!.

Por outro lado, os fariseus sempre tentaram lhe tirar essa autoridade, mas não conseguiram porque ela era uma capacitação divina para a realização da obra de Deus. O testemunho é a autenticidade das nossas palavras. Tome cuidado em administrar a capacidade que Deus ti deu!


3.Do engrandecer Deus.
O que torna-nos educadores autênticos não é somente a preparação que dispomos e a matéria que ministramos, mas os objetivos pelos quais labutamos; o professor não deve jamais auto promover-se com a lição, fazendo do privilégio um mérito (orgulho), antes deve por ordem divina buscar a glorificação para o nome de Deus; Jesus sabia que existiria alguém com essa ideologia quando afirmou que “Quem fala de si mesmo busca sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça” (Jo 7:18), quando Jesus proferiu essas palavras condenou automaticamente os fariseus que sempre lutavam pela alta posição na sua comunidade religiosa e na geral. Não temos porque termos um sentimento ilusório que nos faça sentir que somos melhor do que alguém; porque fomos privilegiados por Deus para esta obra e não feitos donos da sua glória! Você adora enquanto ensina ou toma parte do louvor de Deus!
Postado por Isaac Moura às 19:09 0 comentários Links para esta postagem
Avaliação
SEXTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2009
PERFIL DO PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

Introdução
Montar uma equipe de trabalho no departamento de ensino na Igreja constitui-se uma difícil tarefa. São inúmeros os fatores que impedem ou que dificultam essa atividade; e são muitos os requisitos exigidos por lei divina de quem deseja engajar-se nesse ministério (Ef 4:11,12). O professor é visto como um dos principais fatores de sucesso da EBD.
Baseado em pesquisa em material referente ao assunto e por experiência de atuação; verifica-se que a grande responsabilidade dos candidatos sobre os alunos faz caber ao anjo da Igreja a arte de avaliação de forma antecipada, a presença ou ausência dos elementos necessários de quem irá atuar, decidirá o futuro de toda a congregação; e para que esse futuro seja promissor é exigido que sejam verificados ou abalizados dentro de uma perspectiva segura e que esteja à altura dos princípios e propósitos da Bíblia como também da Igreja local.
O bom material utilizado numa construção não funcionará se quem estiver trabalhando não for competente o máximo para usar de forma correta assim como ordena as leis da construção.
O Candidato precisa ser convertido.
A primeira característica de um mestre deve ser a convicção transmitida por meio de sua forma de viver e prática da fé. Em qualquer âmbito educacional a sua figura é sempre examinada como referência maior no desempenho de suas funções e no efeito dos conteúdos; visando alcançar os objetivos inerentes à obra de Cristo.
Em se tratando de Escola Dominical, a exigência de qualificação se torna ainda maior; a filosofia cristã e os valores a ser transmitidos serão superiores àqueles já vistos e internalizados pela maioria das pessoas que vem para a Igreja. Quem trabalha ou pretende trabalhar na Escola Bíblica, precisa de início fazer uma enorme diferença.
A palavra converter precisa ser entendida neste contexto como um estado espiritual que o crente adquiriu com a justificação de Cristo como Salvador, objetivando expor a grandeza e a misericórdia de Deus (Rm 5: 1 – 8). Ela aparece nos textos de At 15: 3; e 1ª Ts 1:9 com o sentido de “virada de” e “virada para”. Ora, quem se converte se converte de algo (de um lado) e para algo (outro lado). O grande questionamento hoje nesta época de grande deturpação da palavra de Deus é: todos que ministram são plenamente convertidos? São convictos de sua salvação, são convencidos a ter uma vida com bons costumes?
Uma das grandes perguntas da Pedagogia moderna é: O QUE É A ESCOLA? Ela não é apenas um lugar de preparação das pessoas para o mercado de trabalho, sua missão envolve a completa formação do ser, que futuramente irá transformar a sociedade e criará e preservará os princípios que regem a natureza humana quanto em vida.
Dentro dessa perspectiva, o maior prejuízo é alguém inconversível ministrar. Já é sabido na educação secular que o ato de ensinar sempre estará atrelado a valores, crenças, costumes, etc. A grande carência e a maior necessidade da Igreja é ter mestres no ensino; e para isso, é necessário que os tais candidatos sejam pessoas convertidas à Bíblia e à obediência em geral.
Imagine a seguinte situação de uma pessoa que foi chamada para o ensino na Igreja, e, conserva em sua vida cotidiana má conduta que contraria plenamente ao zelo doutrinário. O que ela tem de cristão convertido para ensinar?. A conversão é algo interior operada pelo auxílio do Espírito Santo em conformidade com a vontade da pessoa, feito isso, sua manifestação é inevitável por meio de boas obras e bons costumes. Uma pessoa inconversível está em dúvida, não tem uma decisão definida quanto à pessoa de Cristo. Para caracterizá-los o apóstolo diz-nos que são indecisos, são “ondas” (Tg 1:6) e a pergunta profética: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? (1 Rs 18:21). Ser cristão convertido é ter firmeza de fé, ser doutrinariamente polido, robusto, de mente renovada (Rm 12:2) e de caráter puro.
Mas como reconhecer uma pessoa inconvertida? A Bíblia tem a resposta: Mateus 7: 16 “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos”? Um dos grandes problemas entre autoridades eclesiásticas é de que não se pode “julgar”. Ora, quando a Bíblia diz que não podemos julgar (Mt 7:1) ela está nos prevenindo para não incorrermos em atitude precipitada de tirar direitos alheios de quem quer que seja. A única coisa que temos de prestar atenção é que essa mensagem possui uma filosofia de vida a ser aplicada em todas as situações da vida, isso não faz fechamento de nossa possibilidade de fazer aquilo que compete à justiça, pois quando lemos Jo 7:24 está escrito: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. A própria Bíblia se constitui a lei do julgamento; nos lembra que somos responsáveis e devidamente autorizados a fazer distinção de acordo com o que está escrito. O que está escrito, está escrito e pronto!
Cito para fim de referência algumas das qualidades de uma pessoa convertida:
1. Possui visão espiritual: A visão espiritual é algo natural do Espírito no crente. A visão de Deus é pra todos. Só há um detalhe: TER VISÃO NÃO SIGNIFICA ANDAR NA VISÃO. O apóstolo Paulo tinha a visão de Deus, mas agia para não desobedecer ao Deus da visão (At 26:19). A visão espiritual permite ao crente viver de fé: “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.(Hb 10:38); ser um depósito das riquezas do Espírito (Ef 3:16); a crer na ação e provisão de Deus (Gn 22:5); a valorizar a obra de Deus (2ª Co 12:15); a ter desejo de ver Deus operar e manifestar-se na Igreja (Sl 42:1b).
2. Submete sua mente a renovação constante. Parte da mídia está a serviço de satanás a maior parte do tempo. Nossas mentes são bombardeadas constantemente por uma quantidade enorme de informações de todas as naturezas. E como ela é composta por vários arquivos, muitas informações acabam se infiltrando no nosso cerne e causando grandes prejuízos. Jesus foi feliz quando falou que o mal vem de dentro Mc 7:20-22, como algo sairá se antes não entrar?. O apóstolo Paulo foi catedrático ao afirmar que necessitamos de renovação mental (Rm 12:2). Todo pecado é gerado na mente Mt 5:28; 9:4; 15:19; Tg 1:5; 4:1. O grande desafio para a Igreja é ter sua mente cativa a Deus (2ª Co 10:5).
3.Ter padrão Bíblico: A palavra padrão denota um conjunto de qualidades positivas, algo que está de acordo com; uma medida igualável, etc. Cada ser humano carrega uma carga de influência adquirida nos diversos meios de formação de vida (família, escola, Igreja, grupo de amigos, etc), o que acaba definindo sua forma de viver e de se comportar, que chamamos de caráter. Por exemplo, a medicina já provou que a probabilidade de uma criança que tem um dos pais alcoólatra se tornarem alcoólatra é enorme. Não que seja genético, mas que a influência de vida é algo sério. É decisiva. A Bíblia se preocupa com a padronização de vida desde os primórdios de vida do homem. Em Provérbios 22: 6 está escrito: “Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Vamos extrair algumas coisas desse texto: a) O ato de ensinar: exige método, conteúdo, tempo e avaliação. Que métodos utilizo na minha vida para ter uma vida cristã vitoriosa? Que conteúdo uso para me edificar? Quanto tempo gasto com as coisas de Deus? Faço uma avaliação constante da minha vida diante de Deus e daquilo que estou ensinando aos outros? 2ª Co 13: 5. É importante frisar que a avaliação é sempre um instrumento de medir produtividade ou de reprovação, mas finaliza ou deveria finalizar como um meio de ensino. B) O caminho que deve andar: Você percebeu que não há aqui uma definição de qual seja esse caminho?. O que se depreende é que aquilo que for ensinado, isso será assimilado. Ensinar amor o resultado será amor, ensinar ódio o resultado será ódio, ensinar a paz o resultado será paz, criar o filho praticando o roubo é estar produzindo um ladrão para amanhã; a final de contas vivemos a lei da semeadura (Gl 6: 7,8). O padrão de vida do professor refletirá nos seus alunos. O professor que ora, gerará alunos ligados e dependentes da oração, professores que leem a Bíblia gerarão outros leitores. Compare os textos 2ª Tm 4:13 e 1ª Tm 4:13. Da mesma forma que um abismo chama outro abismo (Sl 42:7) as coisas boas atraem coisas boas, creia nisso. Professor para agradar a Deus, tem de ser padronizado pela Bíblia. C) quando envelhecer: Fala de consequência. Se depender do que estamos ensinando, qual será o futuro espiritual de nossos alunos da Escola Dominical? As sementes que plantamos hoje, devem morrer amanhã para gerar outras plantinhas, o maior favor que podemos fazer a uma semente é enterrá-la. Então, enquanto há tempo faça de seu ofício o mais valioso do mundo. Somos aquilo que escolhemos ser. Uma pergunta: Por que as Igrejas estão ficando sem doutrina?
O Candidato precisa ser vocacionado.
A palavra vocação provém do latim “vocatione” que significa chamamento, tendência, disposição, aptidão, talento natural e inclinação para algo. Para Luiz Alves de Matos, vocação “é propensão fundamental do espírito, sua inclinação geral predominantemente para um determinado tipo de vida e de atividade no qual se encontra plena satisfação e melhores possibilidades de auto-realização”.
Primeiro, o candidato vocacionado é chamado por Deus. Por quê? Porque só assim fará a diferença. Homem chamado por homem procura agradar a homem, mas homem comissionado por Deus agrada a Deus (Lc 1: 14-17). João foi vocacionado por Deus ainda no ventre, seu chamado era pra levar judeus aos pés de Deus. Ele “converteria” “muitos” ao Senhor; seria um instrumento de convenção aos perdidos, sua autoridade dependeria do alto (Cl 3:1).
O candidato vocacionado possui algumas características peculiaridades:
É perito na Sociabilidade:
A aprendizagem como um todo é resultante de uma interação psicológica, social e afetiva. Para que o educando atinja o ideal traçado dentro do projeto de ensino torna-se necessário que o educador tenha habilidades comunicativas adequadas ao nível de poder aproximar da vida de tal educando e extrema dedicação tanto à pessoa e aos seus problemas pessoais. Jesus ao longo do seu ministério deu-nos a lição: sempre procurava envolver-se nas massas a fim de comunicar-lhes o que desejava. (Mc 12:37). Observamos no texto que havia uma interação entre a ação dialética do mestre e o povo que estava a sua frente. Era um homem dotado de uma profunda habilidade de comunicação. Ele tinha uma comunicação atrativa e a massa humana era atraída a ponto de “ouvir de boa vontade”; eu pergunto: seu aluno sente-se bem em ouvi-lo? O professor precisa entender que enquanto ele ensina a matéria do dia, ele também transmite e prega valores morais, espirituais adquiridos na sua cultura de forma geral.
É aberto a novos conhecimentos:
Uma das formas eficientes de preparo de qualquer matéria é a pesquisa. O candidato ao magistério cristão é aquele que esbanja sede de conhecimento; para isso, ele procura ser um leitor assíduo, estudar constantemente a Bíblia, ler livros, jornais, revistas e afinal, qualquer material será útil. O que é importante ressaltar é que nem tudo deve ser assimilado como verdade; o mestre precisa ir estabelecendo comparações entre a verdade bíblica e os fatos sociais para ter argumentos no ensino e na defesa da doutrina bíblica. Pesquisar nesse sentido assume a posição de utilizar as experiências para consultar a realidade a fim de obter dados suficientes para explicar o desconhecido. Com a aquisição de dados ele passará ao segundo processo – a reflexão. Quando se inicia a reflexão sobre os dados, serão vistos as coerências ou incoerências, levantamentos de hipóteses e teses; em último lugar, emitirá uma conclusão equilibrada e sensorial.
Para que o professor da ED tenha um subsídio que atenda a necessidade de pesquisa é importante que a coordenação organize uma biblioteca na Igreja visando que por meio desta tenham acesso ao material semanalmente.
O candidato cristão vocacionado, é aquele que investe de forma natural em si mesmo, como exemplo ele mostra preparado sem a intervenção do líder maior, etc. O mestre vocacionado possui a habilidade de mergulhar em questões que assolam os seus alunos, no que diz respeito ao campo espiritual com o intuito de confrontá-las com a palavra de Deus e a semelhança das Garças, não se contaminar com elas. O professor vocacionado foi chamado para ser a diferença no meio do povo de Deus.
O candidato precisa ter liderança (Influência espiritual equilibrada)
Ao ser feita uma reflexão sobre a atuação do educador cristão hoje nas igrejas, existem vários fatores que imperam na hora do referido alcançar o sucesso esperado, tanto pessoal como dos educandos.

De onde vinha a autoridade de Jesus?
Já é conhecido que a influência, o respeito e a maturidade não se conseguem nos bancos das universidades; é algo que adquirimos com nosso comportamento diário. Acompanhando os passos de Jesus, vemos que desde criança Ele já se destacava entre os doutores da Lei (Lc 2: 39-46), influenciando assim com a sua grandiosa sabedoria e a partir deste contexto podemos enumerar a fonte de toda a sua autoridade. Como cristãos autênticos só seremos capazes de ser referencial em nossas congregações se trilharmos o caminho do respeito que é uma estrada com sentido duplo.
A liderança espiritual é um quesito muito importante na vida de quem deseja atingir o sucesso no ensino. Ela direciona as tomadas de iniciativa daqueles que precisam de orientação espiritual, o candidato precisa tê-la, pois sem ela não haverá confiança. E o princípio da confiança é a autoridade. Quando falo de autoridade, não estou falando de poder humano, financeiro; falo de ação certa, bem direcionada, equilibrada e acima de tudo pautada em uma orientação suprema. A liderança de alguém tem que transmitir confiança, ao contrário sofrerá os detrimentos. Liderar é exercer influência sobre o liderado.
Ensinar é um dom ministerial, conforme Efésios 4:11,12. Com isso, é importante destacar que o ato de ensinar pode ser considerado a tarefa mais importante na Igreja, a figura do mestre é vista como o efeito cascata, ele funde em si as demais funções de grande valia ministerial na vida da Igreja.
Conta-se a história que um francês chamado Blondim atravessou várias vezes a queda d’agua do Niágara, a mais violenta do mundo; uma vez andando sobre uma corda, outra dentro de um barril e outra carregando um carrinho de mão nas costas. Continuou sua atravessia até os setenta anos. Mas a travessia mais extraordinária foi quando montado em pé na corda carregou um homem sobre suas costas. Você pode imaginar isso? Atravessar as águas já não era mais uma tarefa difícil para Blondim, mas conseguir alguém que confiaria se arriscar dessa maneira é que é extraordinário. Isso é o que se chama confiança. Qual a credencial que Blondim tinha para inspirar tamanha confiança: seus feitos, sua ação, seu procedimento de vida. Em nome da influencia uma pessoa é capaz de arriscar a própria vida.
Um líder precisa exercer sua influencia com quatro itens:
MODELO: O crente precisa ser um molde na transformação de um aluno. Para produzir certas peças na construção civil, os pedreiros usam formas na fabricação. Sem a s formas o trabalho seria impossível de ser realizado, mas tornam-se simples quando os modelos são apresentados. Da mesma forma acontece na pedagogia, o aluno procurará todas as formas para em alguma coisa imitar seu mestre. Modelar uma pessoa requer um espelho vivo, sem essa visão o aluno jamais se sentirá envolvido no pensamento de querer mudar sua vida.
MOTIVAÇÃO: O encorajamento é uma isca poderosa na conquista de corações sedentos e fadigados de sofrer num mundo pós-moderno. Com motivação o ser humano desenvolve habilidades nunca antes pensadas (Jz 6:12), dispensa-se comentário sobre os feitos de Gideão. A nossa maior ignorância é nunca pensar que podemos imitá-lo na prática (Hb 13:8).
MENTORIZAÇÃO: É o preço a ser pago para se manter sempre perto do liderado. O processo de mentorização é bastante caro, pois exige que mestre obtenha um tempo disponível para alcançar o que deseja. Durante muitos anos, a figura do professor era representada por um senhor de meia idade, com uma batuta na mão, atrás de um pedestal, em cima de um púlpito, com a cara fechada e rígida; o que importava era a matéria; os alunos deveriam manter profunda passividade. Já na Pedagogia moderna, o professor precisa descer do pedestal e, junto ao aluno procurar conhecer seus males, seus pensamentos e suas projeções; - vivemos a pedagogia da construção de seres. A Bíblia parece confirmar essa tese, quando diz: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas (Pv. 27:23). Esse é um modelo eficiente para alcançarmos mais almas para o reino de Deus.
MULTIPLICAÇÃO: Será a consequencia do trabalho executado. O ensino executado precisa deixar o aluno preparado para desenvolver na prática seu conhecimento para gerar outro ser com as características semelhantes. Na verdade, o papel final do aprendizado é levar o aprendiz à prática da teoria discutida e argumentada. Multiplicar é arte final do ensino genuinamente bíblico. Lembremos que a Bíblica diz que não somos mais estrangeiros (Ef 2:19), mas um povo constituído (1ª Pe.2:9), se somos realmente um povo, precisamos ter como principal características a reprodução da espécie. Sem reprodução de ovelhas não existirá rebanhos. Ovelhas geram ovelhas!
O professor e domínio de conhecimentos na Pós-modernidade
Para todos os que almejam atingir metas no ensino cristão, devem tomar ciência de que hão de encarar desafios atuais que em muitos detalhes diferentes daqueles do passado da história da Igreja. Vivemos em um mundo ultramoderno, totalmente informatizado e a globalização é a comandante-chefe de toda a alienação que os homens estão tendo de Deus.
Constantemente, estamos enfrentando mudanças de conceitos, idéias, princípios e valores; com isso emitimos novos juízos e crenças. Vale registrar que às vezes, são de natureza profunda e de proporções tão amplas que não somos capazes nem de entender nem tampouco explicar aos que nos indagam.
O professor cristão tem de se manter em constante atualização das influencias que visam deslocar e/ou modificar nossa identidade cristã dentro do mundo espiritual que estamos inseridos (Ef 6:12).
Para tanto, existem três desafios a serem enfrentados com a palavra do mestre:
O AVANÇO DA TECNOLOGIA
Acreditou-se que com o advento do desenvolvimento científico, as coisas seriam bem mais fáceis de resolver, de calcular conseqüências e até mesmo a vida espiritual seria mais respeitada, pois as pessoas teriam um mundo onde as “dificuldades” seriam banidas. Engano. A tecnologia veio e se cumpriu as vozes proféticas: “...e a ciência se multiplicará” (Dn 12:4); “...o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12). A tecnologia adormeceu a espiritualidade. Com o surgimento das modernas máquinas auxiliadoras do deslocamento de informações, hoje não há mais como imaginar a vida do homem sem o computador, controle remoto, agenda eletrônica, DVD, televisão, telefone, internet, etc. Criou-se uma dependência, o que chamamos de necessidade. Estamos olhando para o passado com espanto e para o futuro com desconfiança. Em muitos lugares as programações televisas estão substituindo os cultos da semana e a escola dominical.
A mazela tecnológica domina as pessoas e as colocas no lugar de Deus. Ela está servindo as pessoas de tudo o que lhe apraz sem questionar a vontade divina. O que dizer das idéias difundidas pela mídia? Que metodologia usar para atrair alunos no estudo e meditação da palavra? A tecnologia está matando o coração das pessoas!
O CULTO AO HOMEM
Desde os tempos remotos, o ser humano sempre procurou utilizar-se de todos os meios a fim de exercer poder, força e domínio sobre outro. O intuito foi e é satisfazer sua ganância. A culminância disso tem refletido como sérios problemas sociais: fome, violência, falta de moradia, indignidade, agressão ao meio ambiente, etc. Vamos mais longe um pouco: ele tem destruído o seu próprio habitat, seus semelhantes, sua família e finalmente a si mesmo.
Vivemos um período de destruição generalizada, concorda?
Se a solução para tudo isso dependesse de você, seria banida a lamentação dos povos? Pode até não depender totalmente, mas sua reação conta muito.
De que maneira o professor cristão pode enfrentar este desafio e contribuir para a mudança desse quadro? – ele tem a fórmula de criar novos alicerces, novos princípios, objetivos e valores, tanto para a família quanto para a sociedade no seu todo. A ganância do domínio usurpador do homem é a prova da falta de transformação espiritual. Somente o evangelho pode transformá-lo.
COMPREENSÃO LIBERAL DAS ESCRITURAS
O homem precisa evitar os pólos do extremo (Ec 7:17). Temos de nos curvar para a palavra, pois, ela prova que o nosso senso de justiça é falso, ele é alienado da realidade das coisas, infundado (Is 64:6). Mas afinal o que é ser justo? – O principal conceito é agir de plena conformidade com uma lei Pré-estabelecida. Quando Deus toma para si o direito de vingança, ele está agindo dentro da sua esfera de domínio que se constitui uma lei infalível. Para complementar: corremos um grande risco quando estamos prestes a defender nossas “razões” e “direitos”. Se o nosso senso de justiça quer nos levar a cobrar o direito - a vingança; temos que saber; - a vingança é um direito negado ao crente (Rm 12:19). Direito negado é direito que não pode ser recorrido ou anulado, a ele não se pode fazer petição, é irrevogável. O mesmo senso de justiça é acompanhado pelo desejo de superação, de algo cabível, exato; mas na verdade nunca estamos tão fora de regras morais e espirituais do que quando nos expomos para a vingança daqueles que nos ofenderam ou tiraram de nós os bens preciosos. No ensino, é preciso adotar o princípio da conservação. Não podemos nos julgar santos demais ou não podemos ser liberais quanto à interpretação da palavra. É um extremo me achar no topo da santidade.
Outro extremo é ver todas as coisas como boas. Nesta vida tudo tem um lado ruim ou dupla face. Até as moedas. Lembre-se de que estamos na terra.
O liberalismo teológico é um perigoso desafio a ser superado pelo professor da ED, visto que ele ataca diretamente a ação no ensino. Ele tem forçado constantemente a porta das Igrejas cristãs por meio da liderança, principalmente das pentecostais. A principal estratégia dos liberais é usar a razão como meio de montagem da sua estrutura apologética e então criar um sistema onde tudo é visto do jeito que é e por isso precisa ser aceito. O cristão é recomendado pela Bíblia a fazer uma peneira das coisas (I Ts 5:21). A transformação ocorre pela renovação da mente na palavra de Deus (Rm 12:2). Certas mensagens são irracionais, só são aceitas por meio da fé (Hb 10:38). Caro leitor, se a Bíblia diz que um peixe engoliu Jonas, e se alguém questiona se foi ou não verdade, eu pela fé, preciso crer nisso ainda se fosse o contrário: Jonas engolir o próprio peixe. Isso é um mistério que a razão não explica e nunca vai conseguir explicar. Somos atalaias, precisamos estar atentos quando alguém quiser desfazer as coisas de Deus em nossos púlpitos em nome da razão humana.
A razão é do homem e entende as coisas do homem, a fé, porém vem de Deus, e por ela caminhamos mesmo sem ver, pois temos a esperança de vê-las como são no futuro bem próximo!
CONCLUSÃO
Portanto, a qualidade do que você ensina na Igreja resultará em benção ou em dificuldades no desenvolvimento espiritual da mesma e pessoal, consequentemente. O ensino ainda é o meio eficiente de levarmos o povo ao conhecimento da expressa vontade de Deus.
Com empenho e dedicação faremos o melhor e seremos recompensados pelo Senhor das iniciativas e das conquistas idealizadas e conquistadas, caso contrário, seremos tristemente recusados de honra. Que pensemos a nossa prática pedagógica cristã como uma jóia no serviço do Mestre com excelência.
DEUS É MESMO BRASILEIRO?
Dizem por aí que Deus é brasileiro.
Não entendo por que.
Por que ele iria, sendo o todo-poderoso escolher essa terra pra nascer?
Sua infância talvez tenha sido um trauma; você já imaginou se a tiver passado nas muitas zonas de periferias das nossas capitais, onde as pessoas vivem ao léu.
Qual foi o Hospital que ele terá nascido, será que cuidaram bem de sua mãe, ou foi ela tratada com as muitas que no dia-a-dia dão à luz em corredores e macas.
Caro amigo você consegue imaginar a escola que ele estudou. Como eram seus professores? Tinham didática aperfeiçoada. Tiveram direito a uma boa formação acadêmica, será que tiveram pelos menos o direito de estudar defendido?
Que se cidade escolheu pra morar. Você imagina se for Brasília; cidade arquitetada, bem planejada, lindas avenidas, palácios. Você já pensou que tudo isso é manchado por grandes gotas de corrupção, trapaça, jogo político desonesto, lavagem de dinheiro. Já imaginou Deus vivendo nesse contexto?
Você já imaginou Deus afirmando ser o “Pão da vida” enquanto crianças ainda ajuntam migalhas nos lixões se quiserem sobreviver?
Você já imaginou os pais de Deus já idosos, enfrentando longas filas pra conseguir uma mísera aposentadoria? Olhe, eles trabalharam pra criar Deus.
CAROS AMIGOS É HORA DE VERMOS QUE O BRASIL PRECISA DE DEUS, ORE PELO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...