REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

11 de setembro de 2012

PROJETO DE PESQUISA_pós-graduação

Tema/Delimitação do Tema: Gestão na Educação Superior: Estruturação da Educação superior no Brasil e seus impactos na formação acadêmica. Problematização Levando em consideração as ideologias que fomentaram o surgimento das primeiras instituições de ensino superior no Brasil, percebe-se inúmeras questões que promoveram um atraso intelectual do país. Também é possível constatar que a estruturação dessas instituições enfrentaram várias barreiras até chegar a resoluções mais amenas; isso é, se comparar ao que se considera verdadeiramente como o papel ideal da universidade. Da análise histórica, é comprovado um privilégio claro à elite, daí analisar preponderantemente o surgimento das primeiras instituições apenas no século XIX, dessa forma, a ideologia dominante buscava construir uma sociedade acrítica, subversiva ao poder imperial. Difundindo assim, um modelo complexo de sistema educacional. Nos dias atuais os debates se concentram nos trâmites de acesso das massas, qualificação docente e consequentemente a qualidade do processo ensinoaprendizagem. Outro fator que discorre para uma tomada de reflexão é o aumento significativo de instituições em todo o território nacional, se por um lado isso facilita ou promove o acesso das classes menos favorecidas, é questionável a forma como o ensino vem sendo processado e sua qualidade na formação acadêmica. Portanto, o processo de gestão é de fundamental importância para sanar os contratempos existente entre a instituição de ensino e o cidadão. Cabendo frisar que o sentido de gestão é aquele que se inicia no comando central de regimento do sistema de ensino atingindo o modelo específico adotado em cada instituição. Justificativa De forma generalizada, a universidade é vista como a grande responsável pela formação profissional que a sociedade exige de cada indíviduo. Para tanto, esse papel nem sempre se efetiva devido alguns fatores internos ou do próprio sistema que acaba por transportar sua missão e meta. Resta-nos buscar a compreensão sobre como seria o padrão ideal para os comportamentos do sistema de ensino para que viesse atender as demandas sociais não deixando de lado as exigências sociais. Essa pesquisa se firma na crença de que o ensino superior brasileiro carece de profundas reformulações afim de alcançar seus objetivos primários. Objetivos.  Avaliar o processo de construção da educação superior no Brasil e sua responsabilidade na construção da sociedade;  Propor uma reflexão sobre a atual conjuntura universitária brasileira;  Estabelecer uma compreensão do processo de gestão e a formação acadêmica; Fundamentação teórica. No século XIX, o surgimento da universidade brasileira foi um fator de complexa instalação, pois o mesmo era totalmente vinculado a ideologias do colonizador, fato este que acabou por delimitar toda a missão da educação superior. Tendo em vista que o ensino superior visa desenvolver diretamente a sociedade, é preciso que o mesmo seja voltado diretamente para atender as demandas sociais momentâneas, o que comprova não ter sido o pensamento da elite européia presente no Brasil na época do império. A gestão fechada ao povo natural e aberta a elite, transcorreu tanto tempo a ponto de fundamentar uma estruturação do ensino ainda vigente no dias atuais. Para Piletti (2000): A nova realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando [...] as universidades brasileiras ainda existentes. A educação superior brasileira se configura, hoje, em um sistema complexo, com um número de instituições (públicas e privadas) bastante diversificado e com uma variedade de cursos e programas, incluindo os vários níveis de ensino, desde a graduação até a pós – graduação nas modalidades lato e stricto sensu. Esse formato merece um reconhecimento extraordinário, mas ao tempo exige um olhar crítico para a qualidade do ensino universitário. Para que haja uma compreensão da atual conjuntura do sistema de educação superior é neccessário haver uma interpretação sensata do caso de forma geral. Para Zoccoli (2009, p.18) “Essa compreensão é essencial, pois afeta de maneira direta a forma de trabalhar para a reconstrução do saber no fazer pedagógico, processo que deve ter sua ação pautada na coletividade em todos os níveis de ensino”. Metodologia Para a efetivação da pesquisa será empregada uma pesquisa bibliográfica, cujo objeto de análse será o levantamento das ideias descritivas do sistema de educação superior. Procuraremos levantar informações a fim de subsidiar a compreensão da relação entre a gestão e qualidade do ensino, pesquisa e extensão que são a base do ensino superior. Verificar-se-à por meio de comparação as modificações benéficas do processo primitivo para o atual; interpratando os registros e suas relações com o modelo de universidade atual, observando o processo de acesso aos curso, as responsabilidades sociais das instituições, tanto públicas quanto as da iniciativa privada. Referências JESUS, Adriana Regina de. Processo Educativo no Contexto histórico. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. PILETTI, N. História da Educação. São Paulo: Ática, 2000. ZOCCOLI, Marilise Monteiro de Souza. Educação Superior Brasileira: Política e Legislação. Curitiba: Ibpex, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...