REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

14 de outubro de 2017

QUATRO EXPRESSÕES DA ARTE DIVINA

A “criação” divina em Gn 1 faz conotação a alguns princípios da expressão artística de Deus. Deus em cada dia e gesto expressou algo diferente:
 1-EXPRESSÃO DE DOMINIO E PODER. Criar, no original é expresso pelo verbo BARA, que significa “um início e uma produção a partir do nada”. A maioria das coisas na criação Deus usou o Bara, no entanto para o homem usou a matéria. Cl 2.10 “Ele é o cabeça de todo poder e Autoridade”. Em Rm 8.38 está escrito: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes...podem nos separar do amor de Cristo. Paulo revela o princípio da autoridade divina sobre todas as coisas.

 2-EXPRESSÃO DE FAZER Os artistas famosos assinam suas obras. As mãos de Deus formaram o homem. Cada ser humano nasce com a assinatura de Deus (impressão digital). Nenhum artista deixa sua obra sem sua assinatura; por esta razão Paulo asseverou que: “Quanto ao restante, ninguém tem autoridade para questionar-me, pois trago em meu próprio corpo as marcas de que pertenço a Jesus”. Gálatas 6:17 

 3-EXPRESSÃO DE CRITICA Deus ao terminar observou, avaliou, e chegou a uma conclusão crítica sobre o que havia feito dizendo “é bom”, e “é muito bom”. Ao fazer isso, Deus nos estimula a avaliarmos nossas obras – Em I Co 3.10, Paulo assevera: “...veja cada um como edifica”. Toda a criação divina foi boa em si mesma, nada que o Supremo criou foi ruim. Importa ainda que o Apóstolo dos gentios afirmou que cada um deve examinar a si mesmo (I Co 11.28).

 4-EXPRESSÃO DE SI (autoconhecimento) Os demais da natureza não tiveram referência para vir a existência. No entanto, ao criar o homem, Deus usou a sua imagem e semelhança (produção artística relacionada a autoconhecimento e autorreflexão) como referência aquele que é a coroa da sua obra. Sem o homem, toda a criação seria incompleta. A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gênesis 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social.
 IMAGEM - a- Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha. b- Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. c- Socialmente, o homem foi criado para a comunhão. Isto reflete a natureza trina de Deus e Seu amor. A sociedade tem tomado rumos indesejados pois o homem está vivendo à margem de Deus. Diz a Bíblia que todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus mas que Jesus veio para resgatar sua obra prima. 
 SEMELHANÇA: No Éden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus (Gênesis 3:8 indica comunhão com Deus), e Deus fez a primeira mulher porque “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Todas as vezes que alguém escolhe uma esposa e se casa, faz um amigo, abraça uma criança ou vai à igreja, esta pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus. 

 As boas novas são que, quando Deus redime uma pessoa, Ele começa a restaurar a imagem original de Deus, criando “o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:24; veja também Colossenses 3:10). Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9 

Mensagem proferida no I DESENVOLVENDO TALENTOS na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos, no dia 30 de setembro de 2017.

3 comentários:

  1. Parabéns Pb Isaac Moura, suas mensagens são inspiradoras.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Já estamos crendo que Deus se fará presente como sempre tem Cido em todas as programações da nossa igreja .
    Parabéns as lideranças na pessoa do pastor presidente : jeses e Lucilene Dutra .

    ResponderExcluir

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...