REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

5 de novembro de 2017

UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE FÉ

Por Pb Isaac Moura 
Você vive pela fé ou pela razão?
Existem inúmeras definições a respeito do que seja a fé. Para uns ela é apenas a crença, outros, a confiança, outros, a certeza, em fim, cada ser terá sua definição; mas importa vermos como o assunto é tratado na Bíblia. Primeiramente é necessário observar que ela sempre opera sobre as promessas de Deus, e não dando passos no escuro, ou seja, a fé não é cega. Ao chamar o grande patriarca, Deus lhe garante “mostrar” a terra que lhe ofertaria (Gn 12: 1). Nesse quesito a vida de Abraão é a que expõe o maior exemplo e concretiza as mais notáveis condições que geram e mantêm a fé; em nível prático, antes de Abraão não se teve um conhecimento tão claro do que seria fé, ou seja, os exemplos práticos de fé anteriores não tiveram frutos tão proeminentes quanto teve o desse patriarca.

A chamada dele além de representar a origem da história de Israel, representa o triunfo divino sobre o mal. Suas atitudes atestam o genuíno modelo de fé que agrada a Deus. Nas suas demonstrações, ficou claro que ela é a crença inabalável, a Bíblia afirma que “Creu Abraão em Deus” (Rm 4.3). A afirmação de Paulo significa que o velho Abraão em um determinado momento de sua vida se firmou por inteiro com muita convicção no Deus único e verdadeiro, deixando para trás toda a história construída no meio de uma nação idólatra. A fé gerou a disposição tomada por ele para seguir e ou/ servir a Deus, passar a viver com Deus e se manter movido a ponto de superar todos os obstáculos a fim de honrar seu compromisso. 

Quando o Senhor diz a ele para deixar sua parentela, está na verdade, desejando que ele corte todos os laços que mantém ligado às questões espirituais idólatras, a fé exigiria de Abraão uma adoração exclusiva. Para Deus, a autenticidade de nossa fé se concretizaria na obediência (ação incondicional), a fé se manifesta em atitudes concordes com a vontade divina; vemos que após Deus chamar Abraão, este partiu “... como o Senhor lhe tinha dito” (Gn 12.4). McLaren comenta que “a fé que se deleita nas promessas de Deus, mas não nos seus mandamentos, não é mesmo nenhuma fé”. Enquanto estivermos na terra entendemos que a fé nasce na confiança e continua pela ação, mas nunca morre – apenas seus frutos continuam na eternidade.

A fé é o meio responsável por tornar o homem dependente de Deus, isso porque faz com que se despoje de si mesmo, eliminando todo orgulho e vontades próprias para viver realmente para e com Deus. Todos os conteúdos produzidos pela fé inevitavelmente agradam a Deus pelo fato de o homem tornar-se um verdadeiro instrumento de louvor e honra para a glória de Deus. A fé prova o reconhecimento da soberania divina em sua mais bela demonstração.

Abraão foi chamado a sair de seu país de origem para ser um referencial de fé para todas as gerações futuras. O peso que a fé tinha sobre ele foi muito grande, pois Deus lhe havia outorgado isso. De sua fé dependiam todos aqueles que habitavam com ele. A fé era tão importante naquele projeto que quando a usou de forma parcial em alguns momentos de sua caminhada passou por situações de humilhações, medo, confrontos dentro da família, e da exposição ao perigo de tudo o que possuía.

É imprescindível viver pela justiça da fé. Dentro da exposição doutrinária da fé, a Bíblia registra o argumento de que ela é imprescindível ao homem que deseja relacionar-se com Deus; é impossível manter vida ligada a Deus sem fé. Não há nada agradável a Deus separado de fé. A justiça pela fé visa despertar no homem um viver contínuo pela fé. Deus chama o homem a viver pela fé, em dependência dele para chegar a salvação em Cristo, Paulo explica que é necessário pôr a vida em união com Deus através de Cristo, em forma de amor, devoção, gratidão e acima de tudo, em obediência irrestrita a palavra de Deus. Também transparece que o alcance das promessas e da salvação está vinculado ao viver pela fé do início ao fim. A vida cristã com fé evidencia o desejo e abnegação do homem em continuar com Cristo.

Após conhecer Cristo, só haverá relacionamento se houver fé; por esta razão, em toda caminhada de Abraão Deus sempre o animava, fazia promessas e as cumpria. Tudo em nome da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...