REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

15 de janeiro de 2018

FIÉIS COMPANHEIROS DE BATALHA, ONDE ESTÃO OS ABISAIS?



Mensagem para os Grupos Familiares - 17 de janeiro de 2018.
Texto bíblico: 2Sm 21:15-17 
Soldado carregando o companheiro em pleno combate
(15) Houve, ainda, outra batalha entre os filisteus e Israel; Davi e seus soldados foram lutar contra os filisteus. Davi se cansou muito, (16) e Isbi-Benobe, descendente de Rafa, prometeu matar Davi. ( A ponta de bronze da lança de Isbi-Benobe pesava três quilos e seiscentos gramas, e ele ainda estava armado com uma espada nova. ) (17) Mas Abisai, filho de Zeruia, foi em socorro de Davi e matou o filisteu. Então os soldados de Davi lhe juraram, dizendo: "Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel".

O texto que lemos é enfático quando trata da questão do companheirismo na vida de Davi e sua importância na nossa vida. Nesse contexto, ele já não era mais um jovem, mas, segundo a história, estava com idade aproximada dos 70 anos de idade, no entanto, ainda guerreava. Em uma batalha contra os filisteus não teve condições de ir até o fim e cansou.

1. V (15) Houve, ainda, outra batalha entre os filisteus e Israel; Davi e seus soldados foram lutar contra os filisteus. Davi se cansou muito (...). À nossa semelhança Davi já havia enfrentado muitas batalhas na vida, teria agora pela frente mais 4 grandes guerras contra os filisteus. Segundo a história haviam passado 50 anos desde o confronto com Golias. Ao descer para o campo de batalha e após lutar ele se cansou. A nossa luta maior não se dá no plano físico, mas no espiritual, (Ef 6. 12) pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Você tem ideia de quantas batalhas já venceu durante sua vida? Que batalhas você enfrenta agora? Você não tem noção de quantas batalhas ainda virão, no entanto, tenha certeza que Deus, além de disponibilizar seu poder a seu favor ainda tem preparado companheiros. Você tem identificado seus companheiros ultimamente?

2.v (16) e Isbi-Benobe, descendente de Rafa, prometeu matar Davi. ( A ponta de bronze da lança de Isbi-Benobe pesava três quilos e seiscentos gramas, e ele ainda estava armado com uma espada nova). Posso imaginar que ao se cansar Davi tirou de sim o capacete, a couraça e a espada ficando vulnerável para o ataque do inimigo com respiração ofegante e sem domínio de si. Na nossa luta temos vários adversários, porém, um inimigo específico. Todos os soldados filisteus desejam vencer Israel, porém, um deles, tinha uma aspiração específica: matar Davi. Alguns dos nossos adversários desejam tirar nossa alegria, nossa esperança, outros ainda, comprometer nosso futuro. Nosso inimigo maior deseja nossa vida, mas nosso fiel companheiro deseja nos dá vida e paz – lemos em João 10.10  O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

3. (17) Mas Abisai, filho de Zeruia, foi em socorro de Davi e matou o filisteu. Então os soldados de Davi lhe juraram, dizendo: "Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não apagues a lâmpada de Israel". Deus tem um exército espiritual para nossa defesa (II Rs 6.17) E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu, no entanto, precisamos atentar que somos constituídos como cooperadores de Deus, (I Co 3.9) Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. Abisai se levantou também com um desejo específico: defender seu Rei. Como você tem reagido aos seus companheiros quando estão em risco nas batalhas? O que temos feito quando nossos amigos têm se cansado nas lutas, será que você tem oferecido apenas um lugar para descanso?. Esse soldado lembra da lâmpada do templo que remetia à presença de Deus, e, no caso, de Davi representa o laço forte da aliança de Deus com seu servo. Cada um de nós tem direito a aliança com Deus e nas horas difíceis precisamos de um companheiro atento e sincero. Tem você se mantido atento às circunstâncias que atingem as pessoas próximas de você?

Ore para que Deus te dê bons companheiros, mas não esqueça de ser um bom companheiro para aqueles que lutam por igual modo.

Autor: Pb Isaac Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...