REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

22 de fevereiro de 2018

O REINO INVISÍVEL - PARTE 1






A conceituação do reino de Deus é o tema chave da mensagem do evangelho de Cristo Mc 1.14,15. Para Cristo, o tema precisava de prioridade entre nós cristãos; o entendimento do reino e suas peculiaridades são definidoras do relacionamento entre nós e Deus Mt 6.33. A função salutar do evangelho é propagar e envolver-nos no reino de Deus; pelo evangelho temos acesso ao reino de Deus. Viver as diretrizes do evangelho é o termômetro da inserção no reino de Deus.

Ao escrever o evangelho de Marcos, o autor sagrado teve o intuito de anunciar a salvação aos romanos. Para tanto, usou de cautela para não comprometer o evangelho pelo lado político do momento tendo em vista que o império romano dominava e a esperança dos judeus era a eliminação deste poder e a rápida implantação do reino de Deus em forma física. 

Certa vez, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus, sem objeção, Ele respondeu: “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17.20-21).

O reino remete-nos a ideia do domínio, da majestade. O reino de Deus se instala em nós a partir do momento que nos entregamos ao senhorio de Cristo! Ao afirmar que o reino não tinha aparência física estava o mestre galileu afirmando que antes de tudo, o poder do reino se manifesta internamente nos corações. Na época, muitos judeus buscavam impor uma derrota militar a seus governantes romanos e o estabelecer um reino israelita independente e restaurado sob um Messias enviado por Deus. 

Como eles viram na profecia bíblica, este reino terrestre iria subjugar todos os inimigos no fim da presente época e ser um governo supremo numa época gloriosa do futuro. Para alguns isso era sinônimo do tempo de julgamento divino e da ressurreição dos mortos.
Os romanos sabiam muito bem da ameaça que tinha de um novo reino, no entanto, esse reino não tinha interesse na política, no dinheiro e nem no sistema educacional da época – este reino desejava corações de todas as idades e classes. Os bens, a educação, o dinheiro não possuem vontade própria, os homens sim, esses que fazem as coisas acontecerem e o reino de Cristo visa isso, Mt 4.19 disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

A maioria dos profetas fizeram referência à realeza de Deus, assim como Seu domínio sobre o céu e a terra — e Seu futuro reinado sobre todas as nações. Muitos judeus do primeiro século estavam, como José de Arimatéia, “esperando o reino de Deus” (Marcos 15:43) — isto é, esperando que ele venha no futuro.

Este reino já veio, para entrar nele você precisa de duas coisas: 1) arrependimento; 2) fé. Muitos invertem a ordem, acreditam que por crerem serão incluídos no reino esquecendo que para entrar nele precisa romper por meio do arrependimento o laço com o mundo. Tem você abnegado do mundo para seguir o reino de Deus, ou permitido que ele entre em seu coração? Apocalipse 3.20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Isaac Moura
Presbítero da Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos-Pará (BR)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...