REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

15 de março de 2018

LIÇÃO 11 - LEGADO DA FÉ



SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 11 - 18/03/2018.

Por Pb Isaac Moura

O tema Fé é bem definido no capítulo 11 da carta do escritor desconhecido aos Hebreus. Ao lermos o texto citado concluímos que só existe um tipo de fé que a Deus agrada e que por essa razão, o salvo é capacitado para vencer todos os obstáculos na terra para chegar aos céus. A fé em Deus é única, porém, em cada indivíduo apraz para o que for útil na vida cotidiana. Pela palavra, Abel aproveitou-se dela para confiar em Deus de forma absoluta; Abraão usou a mesma fé para crer no invisível; Gideão a usou para avançar em conquistas e vitórias. Como você está usando sua fé?


No decorrer do livro, vemos o grande esclarecimento a respeito da relação entre o homem e a forma de relacionamento com Deus, no capítulo 11 é revelado de forma prática o real tipo de relacionamento e “sacrifício” que Jesus deseja de cada um dos seus servos. A fé precisa nos unir a Deus (Hb 11.4). A fé cria um relacionamento de natureza sobrenatural (Hb 11.5). Pela fé, os homens se tornam capazes de desafiar a história com seus feitos em nome de Deus. Deus nos urge com fé para que seu nome seja plenamente satisfeito pela criatura que criou com o fim de adorá-lo e servi-lo.


A fé possui seu clímax na pessoa de Abraão, este homem se tornou na história um ícone da crença no invisível. Para Deus não tem nível de expressão mais elevado do que enxergar além da aparência, ou melhor, ver o que não se vê. Olhar para o invisível é lançar-se aos braços de Deus. É confiar! Quando chegamos no degrau de Abraão, somos capacitados a sofrer o dano em detrimento do nosso bem-estar. Somo capazes de ir além da nossa razão.


Por último, a fé nos leva a enxergar o que os nossos antecessores nunca viram ou imaginaram, afinal cada um vive suas experiências. A fé não mede feito pelo tamanho da caminhada alheia, mas pela visão do quanto ainda precisamos conquistar e viver com dependência no Criador. A fé é a ferramenta da negação da própria identidade pelo amor ao Cristo vivo e Salvador.

Graça e Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...