REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

12 de março de 2018

LIÇÕES DE VIDA DE UMA VIÚVA


Mensagem para os Grupos Familiares em 14 de março de 2018


Texto: I Rs 17: 8-16 “8 Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo: 9 Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber. 11 Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. 12 Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 16 Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.

Diferentemente de muitos preletores em nossos dias Jesus destacou através da passagem Bíblica da viúva de Sarepta que nenhum profeta é bem recebido na sua própria pátria.

1) V: 9 “ Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.” Essa passagem nos mostras a necessidade de acreditamos na palavra de Deus, pois o profeta Elias poderia retroceder, pois ele estava sendo enviado a uma viúva de outro país que era Sidom. Se fosse você qual seria a sua reação? Você iria ou questionaria?

2) V:10 “Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber.  Esse versículo narra o encontro de Elias com a viúva de Sarepta, uma viúva pobre que tinha somente um pouco de farinha  e um pouco de azeite. O que Deus viu de tão importante em uma viúva estrangeira? 

1ª Lição: A viúva não se entregou a situação: mesmo sabendo que estava preste a morrer com seu filho, saiu de dentro de casa e foi catar gravetos fora da cidade, posso imaginar que ela desse: ainda que eu morra vou lutar pela vida do meu filho e da minha.

3) V: 11 “Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo.” O profeta Elias além de pedir água, ainda exige um bocado de bolo primeiro para ele: nada parecia favorável a viúva se Sarepta a obedecer a ordem de Deus, 1º era viúva, 2º uma mulher, 3º estrangeira, portanto desconhecia o profeta, 4º sem recursos, 5º filho órfão para sustentar. Como acreditar que a palavra do profeta Elias era verdadeira, se fosse você, você acreditaria? 

4) V:12 “Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos.”  Tudo o que ela tinha: naquele momento ela usou de sua Fé, confiança, coragem e mais um pouco, pois se fosse outra não teria nem parado pra conversa, mas ela entendeu que aquele homem era mandado por Deus, só quem é espiritual para entender essas coisas  I Co 2:14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” 

Duas opções: plantar ou comer a semente, acreditar na palavra do homem de Deus pode mudar a seu destino, apesar da viúva não ser de Israel, mas ela acreditou na palavra do homem de Deus, se ela tivesse comido o pouco de farinha e o azeite não tinha recebido o milagre olha o que diz: Lc 6:38 “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.” 

5) V:13 “Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho.”  Deus escolheu aquela viúva entre tantas que existia, o próprio Jesus fala em Lc 4:25,26 “25Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; 26 e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom.”e não  As viúvas de Israel por sua vez, receberam a lei de Deus que os pais juraram guardar e não guardaram, mas a viúva de Sarepta recebeu a ordem de Deus para cuidar de Elias e cuidou. Quando Elias disse não temas fazes primeiro pra mim, você acreditaria? --- O filho poderia morrer mais rápido: Fé é acreditar no impossível, é ver o invisível, aquela mulher foi possuída de uma fé sobrenatural, não pensou no que poderia acontecer com seu filho, mas acreditou na palavra do homem de Deus.
6) V:16 “Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.”  Dá pra tirar muitas lições da vida desta mulher, a viúva de Sarepta  ela não sabia que Elias representava Deus e mesmo sem saber ela cuidou dele, e foi abençoado, pois houve abundancia em sua casa, talvez não tinha no vizinho, mas é a Bíblia se cumprindo. Mt 6:33 “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Não falta azeite e não falta farinha diz a palavra de Deus. Que Deus vos abençoe!

Jeses Dutra
Pastor Presidente das Assembleias de Deus em Mojuí dos Campos - Pará - Brasil


Um comentário:

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...