REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

26 de março de 2018

TRES FORMAS DE LEVAR A VIDA

Mensagem para os Grupos familiares de 28 de março de 2018.

Texto: Lc10:30-35 “30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.”

A pior coisa que pode acontecer a um ser humano é ele se fechar dentro do seu próprio ego. É viver alheio ao sofrimento de seu próximo. É viver apenas para sua própria satisfação. Jesus quer dar uma lição de vida para um certo doutor da lei que veio para lhe testar.

V:30 “Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.” Jesus inicia mostrando a atitude negativa desse homem que desceu de Jerusalém que significa "casa de Deus", para Jericó que significa o "mundo". E nesse percurso ele caiu nas mãos dos salteadores, que tiraram tudo que tinha e o deixaram quase morto. O que esperar de alguém que sai da Casa de Deus para viver uma vida mundana?

---Forma de vida do assaltante: o que é teu, deve ser meu também. Esse tipo de mentalidade olha para o próximo com intenção de tirar vantagem dele. Está certo que poucos de nós chegaríamos ao ponto de assaltar alguém, mas quantas vezes cobiçamos aquilo que é do outro, sentindo inveja de seu sucesso. Essa mentalidade egoísta sempre nos leva para longe de Deus e para longe de qualquer felicidade verdadeira.

V: 31,32 “Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.”O levita e o sacerdote, eram os religiosos que diziam ter comunhão com Deus, mas, no entanto, não se preocupavam com a vida do próximo. O que você acha dessa religiosidade?

--- Forma de vida do Levita e do Sacerdote:O que é meu é meu, e o que é seu é seu. --- O levita e o sacerdote, apesar de conhecerem a lei de Deus detalhadamente, mas não entendiam o real sentido dela. Provavelmente o homem que foi assaltado na parábola está sujo de sangue, ferido. Se os religiosos tivessem tocado nele ficaria impuros pela lei, e não poderia entrar no templo. Por isso preferiram passar de largo, cuidar de sua própria vida. --- Esse tipo de vida essencialmente egoísta é marca registrada da nossa sociedade. No fundo não queremos nos envolver por que pensamos, cada um por si e Deus por todos. Se você fosse um dos religiosos, o que você faria?

V: 33,34 “Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.” Por último Jesus apresenta a figura do bom samaritano, onde enxergou o outro como parte de si; Ele entendeu o verdadeiro sentido do Reino de Deus. Ele encheu-se de intima compaixão. Leia Mt 5: 46 “Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?”

--- Forma de vida do samaritano: O que é meu pode ser seu também.O bom samaritano representado por Jesus nos deixou um exemplo de vida, pois dividiu aquilo que era seu, para o seu uso pessoal, e usou no tratamento das feridas daquele que estava à beira do caminho, ele tinha, ataduras, azeite, e vinho, um animal para carrega-lo e boa vontade para fazer. Você já ajudou alguém nesta circunstância?

--- Faça-se Próximo: Na história contata por Jesus apenas um homem se fez próximo, não só porque viu aquele que necessitava de ajuda, mas porque agiu, interferiu, transformou a sua realidade, enfaixando suas feridas e o colocando em cima de seu burrinho. Jesus nos incentiva chegue mais perto das pessoas, conheça seus problemas, ore por elas, compartilhe sua dor e torne–se próximo.  


Que Deus vos abençoe! 

Jeses Dutra
Pastor Presidente das Assembleias de Deus em Mojuí dos Campos - Pará - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...