REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

8 de março de 2018

UMA MULHER DEBAIXO DA VIRTUDE DIVINA




Uma mensagem para o dia das Rainhas.
Feliz 8 de março - Dia Internacional da Mulher.


Essa história iniciou em 483 a.C, 103 anos após o cativeiro babilônico, 54 anos antes dos primeiros exilados voltarem a Jerusalém e 25 anos antes de Esdras conduzir o segundo grupo. A Pérsia era o reino dominante que subjugou o império babilônico. A história não contempla a nação de Israel, mas uma comunidade judaica que por motivos não esclarecidos nunca voltaram pra Jerusalém. A história mostra que o povo de Deus onde estiver terá sua proteção. O livro Se tivéssemos de caracterizar o livro de Ester em uma palavra, seria o “o livro das festas”. Uma pergunta insistente sobre o livro é o fato de não aparecer o nome de Deus.

A primeira festa era uma demonstração do poder do reino, o rei queria que PRÍNCIPES e SERVOS conhecessem o reino (1.3,4). Era uma festa composta por grandes reuniões secretas que planejam a invasão na Grécia. A segunda festa era uma demonstração da beleza da Rainha “Festa das mulheres” (1.9) e aconteceu sete dias depois da grande reunião.

Na graça de Deus, imagino eu que no dia que ao cumprir o tempo de Deus enviar seu filho a terra (Jo 3.16/Gl 4.4), houve uma enorme festa no céu que continua até hoje sendo alimentada por almas que se entregam ao reino de Cristo (Lucas 15.10 nos diz que “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.
       
POR QUE O REI NÃO FEZ UMA FESTA APENAS PARA ELE E OS PRÍNCIPES?

A primeira festa representa a maior demonstração do poder de Deus. Compõe de estratégias para a conquista de vidas para seu reino. Assuero queria a ampliação do reino da Pérsia. Jesus nos incumbiu de ampliar seu reino por meio da evangelização em Mc 16.15,16 quando diz: Mc 16:15-16 (15) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  (16) Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

A segunda festa foi a que a Rainha Vasti recusou comparecer (1.12). Quando recusada traz grandes consequências, para Vasti foi a perca imediata do posto no Reino (1.19-22). A vida cristã deve ser uma festa constante; em Fp 4.4 “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”.

Você que tem se afastado de Deus por meio da desobediência, volte para Cristo. Leia Apocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.          

NÃO HOUVE FESTA PARA O REI, HOUVE FESTA PARA O REINO E PARA A RAINHA.

A essência da rainha consiste na sua beleza, não a beleza exterior
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.      1 Pedro 3:1-4.

VASTI NÃO ESTAVA COM O REI ENCOBERTO EM SEU CORAÇÃO.

A lógica era que ao se fazer festa para a Rainha o rei já estava sendo homenageado, por essa razão a ênfase maior não é no dia do homem, mas no DIA DA MULHER. O homem está dentro do coração da sua esposa. Tem coisa mais especial?

O SERVIÇO CRISTÃO NAS ATIVIDADES DA IGREJA É UMA TAREFA GLORIOSA E DIRETA AO REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Para que Ester fosse preparada para o Encontro com o Rei não foi suficiente os perfumes, foram necessárias sete moças (2.9) . O perfume representa o ESTADO DE SANTIFICAÇÃO e CONHECIMENTO (II Co 2.14. As moças representam os SETE  dons do Serviço Cristão.

Ester passou a usar a MIRRA que significa no original “fluir”. Enquanto houver mirra na sua vida fluirá bênçãos na sua casa. - Pv 14.1. Era o perfume usado no fim do dia. A mirra era considerada pelos persas como o perfume do agradecimento; as mulheres usaram sempre quando iam dormir. Era uma forma de agradecer a Deus pelo dia de outrora e a esperança por um novo dia.

As especiarias (azeite) representavam um Estado sempre de prontidão para sair do seu quarto. Quem não tinha azeite em Mateus 25 não teve como sair. Era o perfume do dia-a-dia. Isso fala que o cristão precisa ser agradecido constantemente e sempre preparado para a chamada do Rei. Jesus está voltando, o arrebatamento é uma realidade. Como está você para a chamada do noivo? – leia Mateus 25.6. Está você com azeite e com os ouvidos prontos para ouvir Deus? – Hb 3.7-9.

PREPARADOS (AS) PARA A TERCEIRA FESTA?

A terceira festa é a festa da Vitória (9.19). É a festa do triunfo sobre o mal. Para essa festa é preciso ter especiarias (óleo) e coragem. “Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.Mateus 25:9. Ester foi preparada para se encontrar com o Rei, durante 4 anos ela precisou manter a disciplina para o chamado do rei, Deus está concedendo tempo para você aproveitar o tempo de salvação – Mc 1.15.

A história do reino de Deus continua registrando nomes de mulheres que se levantam com a Sabedoria de Ester, com os Joelhos de Ana, com Inteligência de Débora e a Fé de todas as Servas de Deus que já nos testemunharam.

Que Deus abençoe seu lar!

Isaac Moura
Presbítero na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos - Pará - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...