REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

16 de abril de 2018

A TERRA PERTENCE AOS HUMILDES DE ESPIRITO


Mensagem para os Grupos Familiares em 18 de abril de 2018.
Texto: Pv 16. 17-19:  17O caminho do justo evita o mal; quem guarda seu caminho preserva sua alma 18A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda. 19Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que repartir um grande espólio com os arrogantes.
O pecado de orgulho é a força motora de todos os outros pecados. A soberba manobra o coração do homem sem Deus; o orgulho comanda as intenções do mentiroso; a altivez dirige a vida do ladrão. Mas não se engane, atente para o que diz as escrituras, o orgulho leva à destruição, e o espírito arrogante, à ruína. O orgulho é o motivo, a soberba a ação; ou seja, a soberba é o lado prático do orgulho.
1 - A soberba se conceitua pela confiança na própria vontade. O soberbo não confia em Deus. Pv 16.1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. A soberba induz o ser humano a errar o alvo planejado por Deus. O homem dominado pela soberba fica cego e entende que nada depende de Deus, mas tudo está nas mãos de Deus. Como você ver seus planos de vida hoje, eles dependem mais de Deus ou de você? Como identificar uma atitude soberba?
2 - A Bíblia nos orienta a não temer a soberba humana - Dt 18.22 Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.  Você já sentiu medo de alguma coisa que alguém falou a seu respeito movido por soberba?

3 - Todo ser humano pode incorrer em soberba, afinal, a natureza humana é pecaminosa – Rm 5.12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Você já ouviu falar de alguém que foi destruído por não ouvir conselhos de alguém?
4 - A soberba cria obstáculo para o ser humano alcançar a sabedoria Pv 11.2. Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.  Não alcança a sabedoria porque não permite convencer-se com a vontade alheia. A soberba faz do homem uma oposição a Deus – Sl 78. 18,19. O homem sem honra diante de Deus perde o favoritismo, passa à oposição. Qual vem o resultado daqueles que se opõem a Deus?
5 - A soberba gera o falso sentimento da superioridade. De forma traiçoeira e natural vem sua destruição, sua pena capital -  Pv 17.19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que faz alta a sua porta busca a ruína. Aos olhos de Deus não existe nenhum ser humano dotado de quesito incomuns na natureza, todos possuem a mesma condição diante de Deus.

Que o Espírito Santo nos ajude a viver de forma humilde e dependente de Deus para que tudo nos vá bem.

Isaac Moura
Presbítero da Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos - Pará - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...