REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

25 de maio de 2018

CANAÃ, O PLANO DE DEUS PARA HOJE


 Por Isaac Moura

Josué, um dos principais personagens do êxodo de Israel do Egito para Canaã, é um nome forte nas escrituras. Seu nome significa “o Senhor é Salvação”. Ele foi contemporâneo dos escravos no Egito, seus olhos contemplaram todos os detalhes do fim da opressão e o séquito de Deus em honra ao povo que escolhera como seu representante na terra. Esse homem viu a manifestação do Deus de Israel a olho nu.


Sua vida foi cheia de experiências profundas, desde o medo e a falta de esperança até o triunfo houveram milhares de lutas internas e externas que jamais teria suportado sem a presença e a mão de Deus sobre si. As marcas de suas experiências foram determinantes no processo de fixação da sua liderança frente ao povo de Deus na conquista de Canaã. 


Entre suas experiências estava o testemunho das dez pragas que o Todo Poderoso enviou como prova da sua existência e da sua glória diferenciada no mundo e sustentador de todas as coisas. Testemunhou ainda quando, durante o dia quando o sol subia ao extremo sua temperatura no deserto e uma nuvem refrescante se punha sobre o espaço das cabeças e pés de cada israelita; e no melhor das invenções, ou uso do que tinha nas mãos de que quando a noite caía e o frio regredia o calor do dia ao zero grau via uma coluna de fogo que além de iluminar aquecia o arraial por inteiro. Pelo amor de Deus por ele, os movimentos do planeta pararam por um período de 24h (Js 10.12,13), você já imaginou o que pode Deus fazer por você?


Quando a viagem ia tudo bem – surgiu o Mar Vermelho! Ali viu o desespero de seus compatriotas ao ver as águas e atrás vindo um exército em fúria, mas ao mesmo tempo em que via o mar e o exército via Deus presente. Será que neste momento você está vendo Deus? O que sentiu Josué quando seus olhos viram as cenas da destruição dos inimigos de Deus e seus corpos na praia? Que letra foi aquela que a congregação cantou? Certamente seu entendimento se alicerçou que tudo era uma manifestação de Deus – o Criador havia se determinado na defesa de seu povo (Ex 14.18). 


Ainda antes da partida viu a mais graciosas das cenas – a primeira páscoa. Ali conheceu o Cordeiro, a figura do Cristo com seu poder de preservar a vida. Para escapar da morte (Rm 6.23), cada família carecia de um cordeiro (Ex 12.3). A casa que tem marca de sangue, tem vida. Não importa o tamanho da família, nem o tamanho do cordeiro, o que vale é a marca do sangue (Ex 12.7). Essas foram algumas das experiências positivas, no entanto, a vida reservou outras que nenhum tipo de açúcar poderia adoçar.


Depois de 40 anos acreditando que veria a Terra Prometida, enfrentou a maior desilusão da vida – a morte da sua âncora na terra – Moisés. Além da morte do seu líder ainda precisou administrar o desgosto do povo em não poder velar o corpo do seu líder, pois o mesmo foi sepultado no deserto por Deus em lugar desconhecido (Dt 34.6). Depois do acalento, juntou ao povo e descansou, sentaram e ficaram vendo o horizonte passar sem destino.


Nesse momento, Deus fala. A fala de Deus é para levantar-se (Js 1.2). Em que ponto do caminho você está? Josué e o povo estavam no fim do deserto defronte do Rio Jordão a um passo de fé para atravessar e chegar em Canaã. Mas o que representa o fim do deserto, o Rio Jordão e a Canaã? O fim do deserto representa o entendimento de Cristo e a vinda para os seus braços, é aceita-lo como Senhor e Salvador. O Rio Jordão representa as muitas lutas que temos mesmo estando com Cristo (Jo 16.33). A Canaã, ao contrário do que muitos pregam, não representa o céu mas a vida cristã vitoriosa.


Vida cristã vitoriosa não significa uma vida cheia de bens ou de posição. Vida cristã vitoriosa representa viver espiritualmente com vigor ao ponto de superar os desafios e vencer os inimigos um a um sem desanimar da presença de Deus na vida. São muitos os que acreditam em Cristo, o aceitam mas vivem sem comunhão íntima com seu Senhor. Vivem sem usufruir dos bens da casa do pai (Lc 15.29), estão dentro de casa mas desconhece seu pai (Lc 15.26). Chegar em Canaã é resistir ao inimigo e viver o plano de Deus. Você tem vivido o plano de Deus ou tem negociado com o mundo?


Veja que em Canaã houveram pelo menos sete nações a serem conquistadas uma após outra e, guerras contra trinta e um reis; nessas batalhas conseguiram subjugar 25 mil km² de terras. A posse da terra exigiu sangue, sacrifício e desapego. O que você se dispõe fazer para conquistar as bênçãos espirituais? O interessante que para conquistarmos as coisas terrenas fazemos de tudo: negociamos, economizamos, gastamos tempo, implementamos formações mas quando a questão é o reino colocamos desculpas e limitações. Deus te convida neste instante a analisar sua vida e se colocar a disposição Dele.


O que fez a diferença em toda esta luta para receber de Deus a Canaã? Se em tudo eram inferiores; o número de homens de guerra – pequeno. Os equipamentos para as guerras – pequeno. Eram conquistadores cheios de impossibilidades mas com um diferencial: a presença do todo poderoso (Js 1. 5).

Onde você quer chegar? Você ver uma saída para atravessar o Jordão e chegar em Canaã, não? Então em vez de olhar para o deserto procure uma conversa com Deus, Ele tem a solução. Levante-se! Conquiste! Deus é contigo!

Isaac Moura
Presbítero na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos/Pará/Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...