REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

10 de outubro de 2018

O LUGAR QUE CRISTO QUER MORAR


        O texto de Mateus 4:12-16 nos traz em suas entrelinhas algumas preciosidades do amor de Cristo pela humanidade caída com fundo estampado pela profecia de Isaias. E bem verdade que ao longo da vida Jesus teve muitas dificuldades: para nascer não teve um lugar confortável. Herodes tentou mata-lo; o diabo quis destruí-lo. Seu primo, João, foi morto decapitado. A partir daí Jesus toma uma importante decisão: deixa Nazaré e vai morar em Cafarnaum. Isso quebra a ideia de que Jesus não tinha casa. Ele tinha uma casa e uma cidade para morar. Cafarnaum não era uma cidade pequena, era uma cidade a beira mar, sua localização considerada como confim. Com uma vida sofrida e o poder na mão poderia ter escolhido o lugar mais bonito e requintado do mundo para morar mas sua missão era ímpar.
 
POR QUE NÃO FOI MORAR EM JERUSALÉM?
Jerusalém era o melhor lugar para se morar naqueles dias, oferecia tudo o que uma pessoa desejasse em termos de conforto mas era contra a vontade de Deus – o melhor lugar do mundo torna-se o inferno sem o consentimento de Deus. Deus nos chama a sairmos do conforto de nossas vontades e cumprir nossa missão de anuncia-lo ao mundo; tem você anunciado a Cristo? 1ª Co 9.16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! Leia At 1.8 O lugar onde você é estratégico para anunciar Jesus? A tendência humana é sempre buscar por melhorias que sacie a vontade da carne, a vontade de Cristo era satisfazer seu pai, isso reflete a renúncia com que o Salvador veio ao mundo para salvá-lo – Jo 4.34.

POR QUE OS CONFINS DE ZEBULOM E NAFTALI?
Foram duas das 10 tribos de Israel que abandonaram a fé em Deus. Foram ainda os primeiros a sentir o impacto das invasões assírias (2 Rs 15.29). Deus tem suas prioridades para salvar – A missão do evangelho é resgatar o homem que se perdeu por causa do pecado. Gn 3.8,9 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Adão e Eva representam o fracasso de toda a humanidade (Rm 5.12), a graça que há em Cristo resgata o homem do pecado (v.16). Você tem olhado para as prioridades de Deus na sua vida? Paulo afirmou ser o salvo o templo e a morada do Espírito Santo, logicamente que o Espírito Santo só habitará onde Cristo já redimiu - 1Co 6:19-20 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

A GRAÇA É MAIS ABUNDANTE NA VIDA DOS QUE MAIS PECAM
Em Rm 5.20, Paulo diz que: Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. Os Zebulonitas eram respeitados por terem os melhores soldados. Seriam como o oceano, poderoso, imbatível (Gn 49.13). Zebulom foi uma das tribos que conseguiu expulsar os cananeus (Jz 1:30), seus guerreiros foram altamente elogiados por sua bravura nas vitórias sobre Sísera e os cananeus. (Jz 4:6). O SEU ESTANDARTE TEM A IMAGEM DE UMA ESPADA (símbolo da palavra). Quando Davi se tornou rei de todo Israel, Zebulom enviou-lhe um grande contingente de 50.000 soldados e amplas provisões. (I Cr 12:33-34). Jesus foi para onde mais precisavam dele, Ele quer está onde mais precisam dele. Não sei qual a sua condição espiritual hoje, será que você desfruta hoje de comunhão com Deus? Quantas pessoas antes sentiam a presença de Deus, viviam intimamente com Deus e hoje estão frustradas. Deus quer neste dia recuperar vida com você. Muitos adversários têm tentado destruir vidas e apagar histórias mas Jesus quer redimir (Jo 10.10)

O POETA PERDEU O DOMÍNIO DA PALAVRA.
Os naftalitas seria a tribo que dominariam as letras, seriam os mais poderosos poetas da terra, dominariam o mundo com a palavra. (Gênesis 49:21) “Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas”. A gazela possui a alta capacidade de deslocamento, corre quilômetros em pouco tempo. O profeta Isaias falou dos pés dos profetas “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is 52.7). Às vezes dependemos só de uma palavra – Mt 8.8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Qual a sua maior necessidade hoje? Tenhamos pressa e o conhecimento da palavra para anunciar Jesus.

Conclusão
Deus está a procurando de luzes para brilhar na escuridão assim como deseja pessoas escuras para iluminar. Jesus deseja morar justamente nos lugares desertos deste mundo; não seria os desertos físicos mas os desertos espirituais, corações sedentos e almas secas e sem vida. Que a paz de Deus reine em seu coração.

Pr Isaac Moura
Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos- Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...