REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

21 de janeiro de 2019

VIRTUDES CRISTÃS – CORAGEM


Estudo – PARTE 1

Texto bíblico
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. II Tm 1.7
Introdução
Ao escrever para Timóteo, Paulo faz uma análise da situação ministerial vivida por ele, e, se empenha em fazer aquele jovem obreiro ciente de que apesar de todas as circunstâncias adversas, o ministério cristão é valioso. Para o mundo, onde se pode encontrar os homens corajosos? Nos ringues, academias de musculação, nos quartéis, etc?. Vamos estudar sobre a coragem como uma virtude cristã.  O que é virtude? É uma energia moral ante situações aflitivas ou difíceis (Dic. Aurélio). Na Bíblia tem o mesmo sentido de “estado de espírito”. É uma confiança única em Deus, elimina toda sorte de confiança secundária – Sl 20.7. A coragem é um item que não pode faltar no cristão e para isso, importa haver o cultivo dela mediante a leitura e o estudo da palavra e, sobretudo, pela obediência aos seus princípios.

O que não é coragem?
Existem muitas ocasiões em que confundimos coragem (Fortaleza) com algumas das nossas atitudes pessoais. Destaco duas coisas que às vezes confundimos com coragem mas não é. A coragem não é a confiança em algo físico mas espiritual II C0 10.4).
a-Falar demais ou em alto tom, desafiar o outro pelo conteúdo e ou ainda pelo seu tom – I Sm 17.8/1; b-Por tudo emitir opinião tentando desfalecer o outro – Nm 13.27-30

Como adquirir coragem na prática?
*A Coragem pode ser despertada por outra pessoa ou grupo – At 28.15. Há pessoas que inspiram coragem, outras, pessimistas, inspiram medo, ou a desmotivação. É sempre bom nos alinharmos às pessoas que, com espírito forte, buscam e se alimentam de Deus para também alimentar a outros (Gl 6.2)

*A coragem pode ser definida pela sua decisão diante de situações inusitadas – Pv 24.10. Não esqueço da reportagem da mãe que caminhando com a criança de 4 anos e, esta vindo a cair em um bueiro, logo, a mãe não pensou duas vezes e mergulhou em busca da criança. Essa coragem para resolver uma situação humana e física é um reflexo do que acontece no sentido espiritual diante de muitas situações que encontramos no dia-a-dia.

*A coragem pode ser definida pelo desejo ardente de estar próximo de Deus – II Co 5.6-8 (ênfase no v.8).

Por que Deus nos deu espirito de coragem?
*Porque ele não opera por intermédio dos covardes – Jz 7.3. Deus não faz questão de dispensar algo para os que não tem visão. Os 300 de Gideões foram os que se manteram com foco na missão, que não deram meios para o inimigo os atingir.

*Dica para você ser corajoso de verdade - Js 1:7-8 (7) Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.  (8) Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.
Os homens fortes estão de joelhos e meditando no livro santo. A coragem que precisamos para romper o mundo espiritual está contida na santa Palavra de Deus.

Conclusão
O plano do Diabo é que fiquemos escondidos frente aos desafios, mas Deus tem dispensado pelo Espírito Santo ousadia para irmos além dos nossos limites

Ministração do Culto de Ensino no dia 17 de janeiro de 2019 na Congregação Nova Jerusalém, Mojuí dos Campos/PA

Pr Isaac Moura
Pastor Auxiliar e Dirigente da Congregação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...