REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

5 de março de 2018

O MILAGRE E A RESPONSABILIDADE



Mensagem para os Grupos Familiares em 7 de março de 2018
Texto: Jo 5:5-8 “5 Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? 7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

A condição em que estamos, precisa de uma intervenção Divina? Você pode resolver todos os seus problemas? A vida é sempre um mar de rosas? Diante da atual situação pra quem você pediria socorro?

1) V:5 “Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo.” A vida deste homem era de sofrimento, não tinha ninguém por ele, quando nos sentimos sozinhos já achamos ruim imagine você sozinho e doente a situação é desesperadora. Estamos em um tempo de que as amizades são de fundamental importância, mais cuida de alguém enfermo trinta e oito anos e uma missão quase impossível. Você faria isso por alguém?

2) V:6 “Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?” Dois fatos me chamam a atenção nesse versículo: primeiro a posição do enfermo deitado; era algo humilhante, pois o enfermo não podia levantar, ou seja, não fazia absolutamente nada, e Jesus sabia da situação do doente, ele não tinha condições físicas para levantar. Qual a sua situação diante de Jesus? Você está deitado ou em pé? Não temos como nos esconder diante da onipresença de Jesus Ele sabe o que precisamos, Ele sabe agir em nosso favor. Segundo foi a pergunta de Jesus Queres ficar são? Ora Jesus sabe todas as nossas necessidades, Ele também sabe o que precisamos, existe várias correntes teológicas, mais vamos pela mais simples, eu acredito que Jesus queria estabelecer um diálogo, uma conversa com o enfermo. Você tem conversado com Jesus? Ele continua perguntando. Queres ficar são? da enfermidade que tem deixado você sem condição de se levantar diante Dele. O ser humano sem Deus vive na prática do pecado, e quem peca tem um salário, a morte, quem morre é por que esta enfermo, mais Jesus tem a solução, Jesus tem a vida. Rm 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.  

3) V:7 “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”  A pergunta de Jesus exigia uma resposta clara e objetiva, mais diante do problema que ele enfrentava, que parecia não ter solução ele nem atentou para a pergunta. Como estamos vendo os problemas? Estamos focados só no presente ou estamos vendo além? Jesus nos convida a viver o espiritual dEle em nossas vidas, e não ficar parado no momento, achando que nada pode acontecer. 


4) V:8 “Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” A ordem de Jesus Levanta-te, toma o teu leito e anda.  Trinta e oito anos paralítico agora recebe uma ordem, Jesus não pediu por favor, nem por gentileza, Ele ordenou. Estamos realmente cumprindo a ordem de Jesus? O paralítico continuava paralítico, mais não duvidou da ordem cumpriu fielmente; Levanta-te foi a primeira ordem, acredite você pode está em pé diante de Jesus. toma o teu leito e anda.  Foi a segunda ordem, Jesus nos abençoa diariamente e o que temos feito? Estamos obedecendo a ordem de nosso Deus?

Jesus sabe toda nossa história, estabeleça uma conversa com Ele, não perca a esperança, no momento certo Ele irá responder suas orações. Lembre-se Jesus não desistiu por nós na Cruz do Calvário. Jamais desista dEle.  

Que Deus vos abençoe!


Ocean Nunes
Diácono na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos -Pará - Brasil

Um comentário:

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...