REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

2 de fevereiro de 2018

TRÊS ATITUDES PARA O CRISTÃO VENCER ADVERSIDADES



Sempre teremos adversidades
O texto de Neemias 4.14 nos traz algumas inspirações relevantes para nossa vida espiritual. O contexto da reconstrução dos muros de Jerusalém nos remete aos imensos desafios do nosso cotidiano no século XXI. Para muitos, a reconstrução (reforma) é mais trabalhosa que a própria construção. Reconstruir é mais cansativo. Demora mais, gasta mais.

Conduzir esse processo não foi algo fácil, foram muitos os levantes dos adversários contra a obra de Deus. Os judeus que voltaram do exílio já estavam admitindo a derrota vs 10-12. Neemias enumera três atitudes importantes pra esse momento.

O cristão sempre terá a sua disposição as devidas instruções do Espírito Santo para lhe fazer prosperar. A primeira atitude de Neemias foi “olhar” a situação. Esse olhar traz o sentido de “inspecionar”, “averiguar”, “analisar”. Esses verbos dão a clara ideia de procurar entender a raiz do problema e assim se prover de uma solução. Em muitos momentos costumamos nos desesperar no primeiro momento em vez de conversarmos consigo mesmo e usar a inteligência e a autoridade que Deus nos dá para compreendermos e resolvermos as situações difíceis que nos são impostas. Ao se ver envolvido em um problema, Abraão recebeu de Deus uma visão da terra que estava para ele. Sem esta atitude o velho patriarca estaria enredado numa pequena porção de terra cheia de problemas com seu sobrinho Ló (Gn 13.14)

A segunda atitude foi levantar-se. As bênçãos chegam para aqueles que procuram quem faz o milagre. Para ir a Cristo precisa está em pé, precisa se dispor, precisa abnegar-se. O paralítico de Jo 5.8 recebeu de Jesus a ordem para se colocar em pé. Deitado fica quem já se conformou com a situação. Portanto, caro leitor, levante-se – Deus quer te abençoar. Faça algo para ser abençoado.

A terceira atitude foi falar de forma encorajadora ao povo. Palavras negativas atraem negatividade, tiram o foco exato para o momento da adversidade. A palavra na nossa boca é um instrumento de junção dupla: benção ou maldição (Tg 3.9). Disse ao povo para não temer, a expressão “Não Temas” ocorro por cerca 365 vezes em toda a bíblia, transmitindo-nos a ideia de que para cada dia temos a promessa de Deus. As adversidade veem para nos testar e não para nos destruir. Embora Deus tenha um proposito em cada situação, nós devemos entender que nossa atitude resume o nosso fim; a tendência mais comum nas adversidade é perdermos o foco de Deus. Neemias deixou claro ao povo que eles precisavam lembrar de Deus, o salmista no salmo 103: 1, 2 foi enfático: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.

Do atitude de Neemias depreendeu-se o sucesso da empreitada. O nosso fracasso nunca será furto do ocaso mas uma revelação do que pensamos ou vivemos. Que Deus lhe abençoe com ricas bênçãos.

Isaac Moura
Presbítero da AD em Mojuí dos Campos-PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...