REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

5 de agosto de 2018

SUPORTANDO AS TENTAÇÕES

O capítulo 4 da carta de Tiago é figuradamente um raio do ser humano que aceita a Cristo. A viva palavra de Deus tem a mesma capacidade de atravessar corpos de baixa densidade e absorver todos os materiais de densidade maior tanto no campo físico quanto espiritual. Tiago nos traz umas inscrições textuais de profunda reflexão a respeito da vida espiritual de todo e qualquer cristão que queira viver na terra com identidade que o identifique com o céu.

O apóstolo propõe uma análise pela palavra assim como o escritor aos Hebreus 4.12 reverbera que da essência da Palavra nenhum ser humano consegue se abster do que nela está escrito, pois ela se constitui na regra de fé para a aceitação da salvação em Cristo quanto como regra de vida que cria no homem a identidade para morar no céu.

O escritor assevera neste texto que o maior inimigo a ser vencido é a carne, ou seja, nós mesmos. Os “vossos deleites” representam a própria vontade, o próprio querer; revela-nos a tendência humana que temos para usar nossos desejos para alcançar seus objetivos de forma separada de Deus. O que você está fazendo está de acordo com a vontade de Deus? 

A guerra interna no homem pode conduzi-lo ao inferno (v.4), o homem torna-se inimigo de Deus. Está em oposição a Deus é a pior circunstância que um ser humano pode se encontrar - Hb 10.31 nos diz “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, esse esclarece o domínio judicial de Deus, de lá ninguém escapa. Para Davi, em tempo de misericórdia é melhor está nas mãos de Deus, no julgamento, é melhor ser inocente (I Cr 21.13).

Outra grande verdade é que a nossa vontade é um conjunto de sentimentos que se transformam em diversas atitudes que levam o homem para o inferno se não forem corrigidas a tempo. Da vontade humana surgem as cobiças, invejas, falsa religião onde usa a palavra, cumpre um ritual mas está na lista para a condenação (Mt 7.22,23). Em que lista seu nome está diante de Deus – dos condenados (Mc 16. 16), ou dos salvos (Mt 25.34)?.
Sem resistência
 ao pecado
 o diabo fica à vontade

No v 7 o santo apóstolo esclarece-nos que temos a real condição de vencer o maligno, por intermédio da vida entregue a Cristo. A fortaleza do crente é Cristo (Sl 46.1), no entanto, temos de Deus a liberdade para conduzir o nosso testemunho da obra divina em nossa vida. A resistência ao Diabo se dá pelo testemunho da santa presença do Espírito Santo em nossa vida. Testemunho é a real visão do que está por dento assim como o raio x revela tudo o que está acontecendo na parte examinada. Cabe ao crente o dever de vigiar as diferentes formas que o diabo se apresenta para causar prejuízo ao corpo de Cristo (Mt 26.41). Sem resistência ao pecado o diabo fica à vontade (Lc 11. 25,26).

Para finalizar é nos afirmado uma proporção real “não faleis mal um dos outros”, Deus deseja nos chama para uma avaliação dos reais motivos pelo qual possamos abrir a boca para declarar algo a respeito de Deus. O apóstolo não impõe sermos ignorantes a respeito dos fatos da vida alguém, não quer ele que lancemos mão de julgar nosso próximo, mas que olhemos com cuidado as razões que nos fazem nos aproveitar de fatos ou virtudes da vida de alguém para nos promover. Importa que lembremos que estamos debaixo da graça e como fruto dessa graça consideremos que somos carentes da misericórdia divina todos os dias da nossa vida.

Concluindo, Deus se coloca do início ao fim do texto como o Juiz de tudo, como o supremo sobre as decisões e condições humanas, o Espirito Santo pergunta pra você: Quem é você para fazer o que faz? Analisemos nossas atitudes e seus objetivos e Deus será conosco. Amém!

ISAAC MOURA
Pastor AD Mojuí dos Campos/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...