REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

25 de outubro de 2019

A GRANDE TRIBULAÇÃO


 Série ESTUDOS ESCATOLÓGICOS

Pr Isaac Moura

Enquanto a igreja está no céu recebendo os galardões  no tribunal de Cristo seguido das Bodas do Cordeiro o mundo passará por sete anos de fatos horríveis nunca registrado na história humana. As bodas acontecerá no céu durante estes grandes julgamentos: Os sete selos, As sete trombetas e As sete taças. A vinda de Cristo se divide em duas fases: Ressurreição dos Santos (+ Rapto da Igreja) x O Julgamento de Israel (A Grande Tribulação – Conjunto de 3 grandes julgamentos). A Grande Tribulação é chamada de o “Dia do Senhor”, pois, este entrará em juízo contra o mundo de então pela sua altivez, rebeldia e impenitência (Is 13.9-11). Serão sete anos de império das trevas no mundo.

O QUE SERÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO?
A grande tribulação será uma série de eventos que acontecerá na Terra após o ARREBATAMENTO da igreja (Evento inicial de todos os demais acontecimentos).

No Novo Testamento encontramos alguns versículos usados na defesa do arrebatamento pré-tribulacional: 1 Ts 1.9,10; Ap 3.10; 1 Tm 6.14,15; fundamentado nessas e outras passagens se conclui que não há qualquer ideia fixa de que a igreja passará pelos tenebrosos e angustiantes sofrimentos impostos durante a Grande Tribulação. Tantos os que morreram em Cristo quanto os que estiverem vivos serão retirados “antes” que se inicie a 70ª semana da qual profetizou Daniel 9.24-27.

Será um período de 7 anos dividido em 2 fases: – primeira fase: 3 anos e meio de reestabelecimento da paz (falsa) pelo anticristo (Besta que subiu do mar – Ap 13.1) e sua conquista das nações; – segunda fase: 3 anos e meio de grande tribulação, onde o anticristo revelará a sua verdadeira identidade, eventos de proporções catastróficas acontecerão na terra. Será o período de maior angústia já registrado na história humana.

Na primeira fase o anticristo será aceito tanto pelos judeus quanto pelos gentios. Será um período de pleno gozo terrestre, Satanás trabalhará para, através do engano conquistar a confiança das nações para, no final, após os 3 anos e meio revelar sua face mais cruenta, finalizando assim o “rastro da serpente”, iniciado no Éden. O surgimento do governo mundial e a ascensão do falso profeta (falsa igreja) serão marcas registradas nesse sombrio período. O falso profeta será o principal associado do Anticristo, é a Besta que emergirá da terra (Ap 13.11). Será uma espécie de ministro do Culto, promoverá um grande avivamento religioso mundial, juntando todas as seitas e credos religiosos, fazendo assim um verdadeiro conclame ecumênico (Ap 13.13). Serão prodígios operados segundo o poder de Satanás e com finalidade de enganar mais as multidões o que não difere de hoje.

O anticristo será, pela maioria das opiniões, um político que fará uma grande gestão pública ao ponto de tornar o mundo um “lugar seguro” para se viver, no entanto, quando ...quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão (I Ts 5.3). Sua atuação será o domínio “perfeito” conforme nos avisa Dn 7.8, 20, 25). Diz a Bíblia que toda a terra se maravilhará da atuação deste (Ap 13.3). Sua marca dará livre direito de viver como cidadão, ele terá um “sinal”, um “nome” e um “número” (Ap 13.17). Seu número será 666 e seu controle será rígido sobre os moradores da terra ao ponto de não comprarem nem venderem e ainda serem mortos caso não aceitem sua marca (Ap 13.15). O número 6 repetido 3x fala da suprema exaltação do homem, o 6 é o número do homem, isso significa o homem exaltando a si mesmo a exemplo do fez Lúcifer. Quanto ao número é preciso notar que as nações mais desenvolvidas projetam pôr em prática um sistema de controle por números (códigos QR/Barras já existentes e Microchips) visando o total controle das pessoas (almas).


Para que esse domínio mundial se estabilize, será necessário haver uma coalisão que segundo Ap 13.1 e 17.3 indicam nações reunidas para apoiar a atuação do anticristo. Para alguns críticos, o exemplo da criação da comunidade europeia que conta hoje com 28 estados-membros é uma exemplificação ou até mesmo o início dessa formação política tendo em vista que o espírito já se encontra em operação (2 Ts 2.7). A representação dos 10 chifres, detalha uma “ponta pequena” que dominará os povos com alto poder de persuasão (Dn 7.8), símbolo do anticristo.


Na segunda fase a falsa paz e segurança serão desfeitas (1 Ts 5.3). Passado o período de 3/5 anos, o anticristo, o príncipe que há de se levantar sobre a terra (Dn 9.26; Ap 13.5) romperá a aliança com Israel e assim profanará o templo de Jerusalém como assim aconteceu na derrota da Grande Revolta Judaica contra o domínio romano no ano 70 d.C, quando a cidade conquistada pelas forças do comandante romano, Tito sofreu destruição parcial (Mt 24.1-14).

Será uma época de grande sofrimento imposto sobre os que perderam o arrebatamento com a finalidade de promover arrependimento nos homens, que, ao contrário, blasfemarão de Deus e ainda permanecerão impenitentes em suas más obras (Ap 16.11) como também a destruição do império comandado pelo anticristo (Ap 16.10; Dn 2.34,35).

Os judeus e os gentios (todas as nações da terra) serão os participantes desse momento catastrófico. Os israelitas são identificados nesse momento como a mulher perseguida pelo dragão que procura abrigo no deserto, ou seja, o próprio Diabo perseguindo o povo escolhido por Deus, na tentativa de desfazer os planos divinos (Ap 12.1-7; 7.9,13,14).

GRANDES EVENTOS:
1-Abertura dos Sete selos: 1) Cavalo Branco (Anticristo), 2) Cavalo Vermelho (Guerra), 3) Cavalo Preto (Fome), 4) Cavalo Amarelo (Morte), 5) Almas debaixo do altar, 6) Mudanças físicas e 7) Silêncio de ouro (30 minutos). Os 6 primeiros terão lugar específico mas o 7° será geral. Toda a terra sentira medo quando ver os tremores.

2-As sete trombetas anunciarão as sete pragas da ira divina que virão na primeira fase, a saber. Não confundir com a última trombeta de I Ts 4.16 (chamado de Deus). Será o último evento da primeira fase (3 anos e meio) e o segundo da GT. Diz nos a Bíblia em Ap 8.-6-13 a enumeração dessas pragas, a saber: 1) 1/3 da terra sera afetada com saraiva, fogo e sangue; 2) 1/3 do mar se transformara em sangue a partir de um monte ardente matando 1/3 de todas a fauna marinha; 3)Uma estrela cairá e afetará 1/3 das águas dos rios transformando-os em absinto; 4)a queda de 1/3 do sol, lua e estrelas tirando todo o brilho que existe durante o dia; 5) Praga de gafanhotos que virão especificamente para destruir os homens, terão sua natureza alimentar transformada para atender os desígnios divinos afim de punir os pecadores; 6) vinda de miríades composta por 200 milhões de cavaleiros prontos para destruir os homens. E a última será mortandade de 1/3 dos homens.

Seguir-se –à a Ceifa e a vindima – Ap 14.14-20. A ceifa no Apocalipse está simbolizando a morte e o recolhimento dos fiéis que não receberam a marca da besta (Ap 13.16). E a vindima representa o juízo de Deus que será derramado sobre a terra e sobre os homens logo em seguida, o que é representado pelo pisar das uvas. Haverá salvação de almas durante a grande tribulação (Ap 7.9-11, porém, esses salvos são salvos individuais, ou seja, sem corpo (Igreja). Esse momento antecipa-se as sete taças da ira divina.

3-As sete taças da ira divina: As manifestações da ira divina virão sob a forma de Chagas/Mar em Sangue/Rios em Sangue/Grande calor solar/Trevas/Rio Eufrates seco/Queda de pedras de 48kg. Essas pragas antecederão a queda da Babilônia comercial e mística pondo fim então a toda sorte de estrutura humana organizacional na terra, preparando o mundo para a volta visível de Cristo em Glória e Poder (Mt 24.29-31)

Que a graça e a misericórdia de Cristo Jesus, Salvador soberano de toda alma, nos encaminhe para o seu reino de Glória pela esperança do arrebatamento da igreja que para isso, mantenhamos alerta pois a qualquer momento subiremos. A figueira floresce, o pássaro do deserto canta e nossa hora de canta é chegada. Ora vem, Senhor Jesus!.

Mensagem ministrada no culto de Doutrina no dia 10 de outubro de 2019.
AGUARDE A PRÓXIMA MENSAGEM SOBRE O TRIBUNAL DE CRISTO.

Pr Isaac Moura,  
Graduado em Letras, Pós-Graduado em Educação Superior, Gestão e Coordenação Pedagógica e Inspeção Escolar. Bacharelando em Teologia.
Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos-PA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...