REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

16 de fevereiro de 2018

O CAMINHO DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR




Ap 2.4,5 "Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.                             5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.


A carta a igreja de Éfeso começa com a identificação de Jesus aquele que tem na sua destra ais sete estrelas (sete anjos, ou pastores), que anda no meio dos sete castiçais de ouro (às sete igrejas; Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia), aqui o Senhor está dizendo a esse igreja a) Sei o que acontece no vosso meio. b) Sei o que vocês andam praticando e c) Não há como vocês se esconderem de mim.

Jesus depois de todos os elogios feitos a essa igreja descrevidos nos vs 2 e 3 Ele fala nos vs 4 e 5 que Ele tem algo contra aquela igreja e é algo assustador " Tenho porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor", como pode isso uma igreja que tem trabalho árduo, perseverante, que não tolerava homens maus e ainda os colocava a prova, perseverado, suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido ouvir do Senhor tenho algo contra você, você deixou o seu primeiro amor.

Isso nos dá a entender que acima de todo esforço que podemos fazer na obra de Deus se não mantivemos o primeiro amor o Senhor terá algo contra nós.

O que é o primeiro amor?
A expressão “primeiro amor” não se refere tanto à característica temporal, e, sim, muito mais à característica qualitativa, à importância. O essencial é que o amor a Jesus ocupe o primeiro lugar em minha vida, isto é, que ocupe a posição de principal e melhor amor; importa que as prioridades estejam na ordem correta.

Jesus diz a essa igreja que se ela não tomasse as devidas providências em não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar vs 5 parte b. Porém diante disso o Senhor ainda diz a essa igreja vs 6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
Agora vejamos qual o caminho de volta ao primeiro amor

1 - Lembrar - te de Onde caíste.
Jesus mostra a essa igreja que em primeiro lugar para ela volta ao caminho do primeiro amor era Lembrar, agora lembrar do que? De onde ela caiu.
Veja que o texto sagrado não está dizendo lembra do teu pecado, Jesus não tem a intenção de envergonhar ninguém e sim que aja um reconhecimento que a posição que se estava com Ele era melhor.
Então o que o Senhor na verdade está dizendo pra essa igreja é, Recorda a posição que Eu havia te Colocado? Lembra de como Eu lhe usava, lhe abençoava, da unção do meu Espírito Santo em sua vida, do seu favor, do amor ardente que você tinha pela minha presença? Lembra?

O Senhor aqui está levando essa igreja a algo de melhor da sua vida, não sua perseverança, sua teologia ou sua liturgia e sim a sua entrega sem reservas ao Deus.
O caminho de volta ao primeiro amor é um caminho de lembrança, não lembrança dos erros cometidos não que isso às vezes não seja importante pois quando lembro de erros que cometi faco com que não cometa os mais, mas a lembrança que o Senhor está se referindo é aquela que vai motivar essa igreja voltar ao primeiro amor e não a lembrança de que ia fazer ela prevenir a queda.

Precisamos nos fazer a seguinte pergunta " ainda vivo o primeiro amor?", alguém pode até dizer é impossível viver o primeiro amor, bom o que Jesus está nos dizendo é volte ao primeiro amor. O jovem do capítulo 15 e vs 17 de Lucas ele fez essa pergunta.
Jeremias 6.16 Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Lembra pois de Onde caíste, Deus está esperando você é hora de retornar.

2 – Arrepende-te.
Arrependimento é o segundo passo de volta ao primeiro amor. Arrependimento, no grego, é a palavra metanóia. Este termo significa mudar de ideia ou de pensamento.Arrependimento não é emoção é decisão.

Judas Iscariotes ao trair Jesus ele tem remorso e não arrependimento, o remorso dele levou ele ao suicídio, já o arrependimento nos leva de volta a casa do Pai  Lc 15.18 " levantar me ei e voltarei para a casa do meu pai." Arrependimento é voltar para Deus, é pedir perdão ao Senhor é deixar de fazer o que desagrada a Deus.

Do antigo ao novo testamento há um período de 400 anos chamado de período intertestamentário também conhecido com tempo de silêncio profético, Deus levanta um homem chamado João Batista para quebrar o silêncio profético e a mensagem dele era essa " arrependei vós ".

Arrependimento é o segundo passo ao primeiro amor.

3 VOLTAR A PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS.
A prática das primeiras obras fala de restauração de comunhão com o Senhor Deus.
Essas primeiras obras podem ser entendidas com:
Uma vida de comunhão plena com Deus.
Uma vida de oração e devoção.
Uma vida de leitura da palavra de Deus.

Fazer a obra de Deus não um simples obrigação e sim por prazer porque fui liberto e agora não vivo mais eu mais Cristo vive em mim como disse o apóstolo Paulo em Gl 2.20. Cristo está nos aguardando de braços abertos no caminho de volta ao primeiro amor.

Conclusão: É hora de refletirmos como está a nossa vida com Deus, estamos vivendo o primeiro amor ou estamos como a igreja de Éfeso fazendo tudo o que está ao nosso alcance mais sem de fato estarmos conectados com aquele que nos amou primeiro 1 Jo 4.19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

Deus em sua grandeza e amor continue abençoando cada um dos seus servos, que o primeiro seja visível na vida de cada um de nós. Em Cristo Jesus amém.
Deus vos abençoe!

Gerdson Queiroz
Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...