REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

17 de outubro de 2017

A IGREJA E O CONSUMISMO COMUM

O texto de At 4:32-36 aborda dentro de um contexto histórico da igreja primitiva uma tomada de iniciativa dos cristãos para pronto atendimento de ajuda àqueles que necessitavam de amparo social da igreja. Valendo registrar que o impulso primordial para tal decisão surgiu do aparecimento de necessidades materiais entre os crentes, fazendo com que a igreja reagisse a isso de forma a entender a tarefa como uma extensão de seu primado.
Historicamente e biblicamente isolada, a igreja colocou em prática a ação de manterem “todas as coisas em comum”. Essa prática procurava igualar por meio do desenvolvimento prático do amor os recursos da igreja para ter condições de ajudar os necessitados e assim a igreja como um todo dispor de uma estrutura equilibrada para o cumprimento fiel de sua missão social e evangelizadora. Dessa forma, a igreja reconheceu tal costume como benéfico ao cumprimento das tarefas inerentes ao reino de Deus. Torna-se necessário, verificar com atenção que a natureza desse texto ensina algo direto, porém, mantêm-se dentro de uma faixa isolada no que diz respeito às doutrinas bíblicas inerentes à igreja, por este ângulo, o intérprete precisa olhar para o texto não como dependente ou interligado a outras exposições bíblicas. Se entender o texto como uma imposição de prática, culminará em uma conclusão imediata associando assim a um princípio de uma doutrina bíblica.
Não justifica que pelo fato de ser um costume isolado, que o intérprete considere o texto sem nenhum princípio a merecer aplicação à igreja atual. É essencial que o leitor dê atenção ao tema central do narrador que é a prática e desenvolvimento do amor fraterno entre a comunidade cristã. Com isso, ainda se vê a necessidade de haver uma correlação entre o texto em questão e outras situações contextuais de abordagem de costumes de contexto de mesma natureza. Dessa forma, o escritor aborda que a extensão da missão da igreja deve atingir o lado social de seus membros ao ponto de manter o corpo unido visando o pleno desenvolvimento dentro do reino de Deus. No texto de At 4 se releva a prática do desenvolvimento social.
A atitude de tornar tudo em comum favoreceu a pregação do evangelho, porém, a forma como foi adotado teve cunho temporal (descritivo) não deixando a obrigação de ser aplicado na igreja de hoje como um ensino doutrinário fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...