REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

15 de janeiro de 2020

A VOLTA TRIUNFAL DE CRISTO




Jesus vem e todo o olho o verá (Ap 1.7), após a Grande Tribulação e implantará o reino milenial na terra. Conforme Ap 19.11-21 Ele virá em um cavalo branco como símbolo de honra real, de juízo sobre os seguidores da besta. 

Historicamente será a segunda vinda de Cristo rompendo todo o espaço sideral; o diferencial é que desta vez se dá em dois aspectos básicos, semelhante à primeira (arrebatamento), virá e pisará na terra (Zc 14.1-4) e estabelecerá seu trono de governo em toda a terra (Is 9.6/ Dn 7.13/ Mt 6.10). O segundo aspecto é que na primeira vinda virá ‘para’ os seus santos, na segunda ‘com’ os seus santos (Jd 14,15) com a finalidade de destruir o sistema mundano do Anticristo (II Ts 2.8) e instaurar o Reino total de Deus (Ap 20.1-6). Será um evento de cunho triunfalista, ou seja, todo mal será aniquilado.


Durante esse evento ocorrerão fatos importantes, tais como: a punição dos inconvertidos, ali os ímpios serão punidos por causa das suas obras e palavras (Jd 14,15); o segundo será a prestação de socorro ao povo de Israel, conforme o profeta Zacarias predisse (Zc 14.1-4), todo o sofrimento imposto a Israel durante a Grande Tribulação chegará ao fim pela intervenção da gloriosa manifestação de Cristo. Ainda levar a reconhecer a Ele como o único salvador de toda humanidade (Zc 12.7-10), vemos ainda conjuntamente a operação do Espírito Santo nesse momento de extrema comoção para o povo escolhido dentre todas as nações. Por último, Jesus desencadeará derrota a todas as forças do anticristo e o estabelecimento do milênio (Ap 20.1-4) 


Os exércitos do anticristo pelejarão na destruição de Israel, no vale do Armagedom (Ap 16.16), em uma batalha que durará apenas um dia e mesmo assim o povo escolhido não terá nenhuma condição embora tenha hoje, um dos mais poderosos poderes bélicos do planeta; a batalha será tão ferrenha que 1/3 dos judeus perderá a vida (Zc 13.8) entre outras violências impostas que humilharão os israelitas aos olhos de todo o mundo. Quando Jesus intervir destruindo todas as nações inimigas, só então acontecerá o reconhecimento de que Jesus é o Messias (Ex 37).


A revolta do anticristo será contida pelo assopro da boca do Reis dos reis e Senhores dos senhores, Jesus (II Ts 2.8), a destruição de todas as hostes de satanás culminará no lançamento no lago de fogo do anticristo e o falso profeta (Ap 19.20) por meio de um anjo poderoso (Ap 20.3). Nessa batalha Jesus será um fogo (Is 66.15,16). Valendo lembrar que esse lançamento durará mil anos até que o diabo seja novamente solto antes do último julgamento e prisão eterna.


Após a derrota do anticristo, iniciará o julgamento das nações (não confundir com o Juízo Final), em especial as nações que fizeram guerra contra Israel serão julgadas (Zc 12.3b), com Jesus assentado em seu trono, no vale de Josafá (atualmente hospeda um grande cemitério judeu). Será um julgamento coletivo (Mt 24.32); para Eurico Bergtén “possivelmente virão à presença de Jesus as autoridades constituídas de cada nação”, ali cada uma receberá seu pagamento ou absorção tendo em vista que algumas (Jl 3.12). É importante afirmar que serão inclusas também as nações que durante séculos      reconheceram Israel como nação do Senhor (SI 122.6; Mt 25.40) e, que por sua vez terão direito a adentrar no milênio também.


Para a igreja que agora o aguarda no arrebatamento resta-nos manter viva a fé e a esperança da aparição gloriosa do nosso Senhor Jesus; o nosso foco momentâneo é o arrebatamento. Está você preparado?

Mensagem ministrada no culto de Doutrina no dia 24 de outubro de 2019.
AGUARDE A PRÓXIMA MENSAGEM SOBRE O MILÊNIO

Pr Isaac Moura,  
Graduado em Letras, Pós-Graduado em Educação Superior, Gestão e Coordenação Pedagógica e Inspeção Escolar. Bacharelando em Teologia.
Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos-PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...