REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

28 de dezembro de 2021

UM MOTIVO PARA AGRADECER

 


No texto de Lucas 17.11-19 encontramos uma descrição real de nossas vidas agora. Uma história com mais de doze personagens: dez leprosos, Jesus e um grupo de sacerdotes. A vida era comum a todos, no entanto, no momento apenas os dez leprosos tinha um fato que os unia embora fossem de naturalidade diferente. Embora seja antagônico, mas a doença une pessoas, quebra protocolos e estabelece a equidade entre todos.

Na vida, no trânsito, no clube e nas festas as pessoas se dividem em ricas, pobres, pretas, brancas, pertencente a esta ou aquela família, classe; mas na sala de emergência todos ocupam os mesmos espaços e precisam exercer a paciência de permanecer ali enquanto for necessário. Na vida, a aparência nos classifica pela cor da pele ou por recursos, na realidade, o sangue de todos é vermelho e a carne tem as mesmas constituições. Se morrer, todos terão apenas 24 horas ou não para serem vistos pela última vez nessa matéria. Ninguém é bom o suficiente.

Os 10 leprosos foram afastados do convívio social (Lv 13), esses homens foram unidos pela miséria; desde março de 2020 fomos unidos pela mesma mazela. O que a pandemia lhe ensinou ou o que aprendeu com tudo isso? Ao saber de Cristo, eles mantém o distanciamento social, nunca um espirro foi tão suspeito como ultimamente, nunca uma mão estendida foi tão imprecisa como agora. Estamos no mesmo barco, mas a depender de mim deixo o outro para trás, a humanidade perde a oportunidade para ser mais inteligente.

O pedido a Cristo não foi atendido no passo de mágica, Jesus cumpre a lei: o suspeito de lepra tinha que ir ao sacerdote; o exame da lepra é realizado a olho nu. O PCR definiria quem voltava pra casa ou permaneceria fora da cidade até outro olhar. O protocolo foi criado, uso de máscara, álcool, distanciamento; o sacerdócio humano foi posto em funcionamento. A ordem da vida foi consultada: Jesus. O mestre da vida os manda irem ao sacerdócio e atendendo o pedido foram purificados no caminho.

Entre os tais, um deu meia volta e voltou dando Glória a Deus. Por qual motivo você agradece a Deus por 2021? Eu agradeço por cada segundo de respiro, por cada fim de dia, por cada amanhecer. Quanto silêncio nas casas dos que se foram! Foram mais de 5,41 mi que silenciaram em todo o planeta até hoje. Entre os recuperados estou eu, está você? Já agradeceu ou está entre os 9?

Os agradecidos nem sempre são os que estão na zona dos privilegiados, apenas o samaritano voltou! O louvor vem, às vezes, de onde menos se espera. Possivelmente ele não chegou no sacerdote, voltou ao que doa vida para agradecer. Se você está vivo não é graças a máscara, ao álcool ou ao distanciamento; você respira porque uma determinação do céu para você chegar até aqui. Agradeça!

A trindade santa todo louvor e honra, bendito seja o Deus Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...