REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

1 de agosto de 2022

A IMPORTANCIA DO ESTUDO ESCATOLÓGICO

 



Por Isaac Moura

Viver na presente era da tecnologia e de tantas outras benesses da pós-modernidade, é, entre tantas coisas, conviver com muitos, inclusive, cristãos que já não creem na segunda vinda de Cristo nem nos eventos seguintes até o fechamento total da história. Dessa forma, a descrença ou a falta de atenção não anulam a voz apostólica que assevera: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1:3).

As previsões bíblicas são irrefutáveis, os sinais são evidentes e a fé é decisiva, nenhuma palavra falhará (Is 40.8). Entre tantas coisas devemos viver um tempo para arrependimento e contrição (Mt 5.3) e, com isso, a igreja tem a necessidade de si lançar sobre sua responsabilidade de anunciar Jesus, cumprindo A Grande Comissão (Mt 28.19,20).

O termo Escatologia (gr escathos), significando “doutrina das últimas coisas”, definição usada desde o século XX para referir-se a tudo que profeticamente se relaciona a classificação futura, especificamente relacionado a Israel, os gentios, satanás, cristianismo, os santos de todas as eras, a grande tribulação, o estado intermediário, a ressurreição dos mortos, o reino Milenial, juízo final e estado eterno.

É importante registrar que há uma necessidade urgente para o ensino sistemático como para qualquer outra doutrina, pois, a ignorância traz prejuízo à igreja no que diz respeito ao seu papel neste mundo, Paulo exclamou “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança (ITs 4:13). O apóstolo tinha em mente que a tristeza espiritual poderia chegar ao coração de muitos que seguem a Cristo por conta de falácias humanas a respeito do assunto.

Pontos relevantes se encontram na pesquisa e leitura da Bíblia quanto a esta temática, e, alertamos para que os leitores estejam atentos, pois, há muitas interpretações e posicionamentos que precisam passar pelo crivo hermenêutico. Cito para fim de informação Mateus 24, onde temos descrição de fatos para a Igreja e ao mesmo tempo para Israel. Ali, Jesus esclarece que o fim do século para Israel seria precedido por “uma grande tribulação”. Devemos ser cautelosos quando ministrar enfocar-se um conceito com referência a outro contexto.

Textos como Mt 24.21 e Am 4.12 aludem a fatos históricos que se associa também a fatos futuros, no entanto, em momentos específicos que prefiguram juízo divino a Israel e não a Igreja, não dando margem a interpretações escatológicas como seja a Pré-tribulacionista, que crê que Jesus voltará para a igreja após a Grande Tribulação (Jo 14.1-3).

Estudar constantemente não esgota a fonte de onde vem a verdade (Jo 7.38), por isso, todo tempo investido para a compreensão das escrituras é visto como investimento de piedade, pois, servem para a edificação e consolidação da fé individual. Sejamos aplicados no conhecimento e em tudo o Senhor Jesus nos abençoará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...