REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

17 de dezembro de 2018

ADORANDO A DEUS NOS DESERTOS DA VIDA - PARTE 2



Ex 27.1,9 e 30.18,19 Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura. Farás também o pátio do tabernáculo, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.          

Os 4 séculos de vida no Egito foram suficientes para a absorção dos valores pagãos e idolátricos da cultura que lá cultivavam. No deserto, o povo teria a oportunidade de em comunhão com Deus purificar-se a fim de agradar ao seu Senhor. Hoje falaremos do pátio, do altar e da pia de bronze; todos esses elementos apontam para a postura de quem deseja entrar no santuário. Você já atentou que no deserto nada é fácil? Basta reconhecer que em tudo Deus tem um objetivo.

1.(Ex 27.9) O pátio para reserva. Farás também o pátio do tabernáculo (Ex 27.9). O povo precisava aprender o jeito certo de se achegar a Deus. O pátio tinha forma retangular e indicava que no ato de adorar a Deus é preciso haver separação, santidade. Qualquer pessoa podia entrar no pátio. Esse lugar fazia a separação entre o mundo e o lugar de adoração. Antes de adentrar a presença de Deus o homem precisa sentir seu pecado – Sl 51.3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. No pátio sentimos repulsa por nossos pecados e desejamos entrar e encontrar nosso sumo sacerdote e advogado. Tem você se reservado do mundo para servir a Deus?
2. (Ex 27.1) O altar para identificação. Farás também o altar de madeira de acácia. Ao entrar no pátio o homem tinha o altar do holocausto a sua frente. Era uma caixa de madeira coberta de bronze. Aqui, o pecador encontrava-se com o sacerdote para oferecer o sacrifício a Deus a fim de expurgar seus pecados e obter o perdão. Este altar representa Cristo, o nosso sacrifício perfeito. Importa que tenhamos consciência do que vamos fazer diante de Cristo; essa atitude é muito parecida com a que quando saímos de casa para ir a prefeitura, ao fórum, a delegacia ou a qualquer outro lugar perante uma autoridade – é preciso está bem vestido, limpo, sociável. Com, qual frequência você tem ido a presença de Deus? Todo que sacrificava não podia esquecer que o fogo não podia apagar, nunca podemos esquecer o calvário de Cristo.

3. Uma pia para os dias de sacrifícios. Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar. Este objeto foi construído a partir das ofertas dos espelhos das mulheres, representa a palavra de Deus – o espelho que nos faz ver nosso estado espiritual - pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3.20b). A pia era o lugar de lavar as mãos e os pés antes do sacrifício. Não basta o ato de sacrificar é preciso pensar na forma como entregamos. Como está sua vida espiritual diante de Deus? A pia serve para a purificação, mãos limpas: trabalho honesto; pés limpos: um viver e um agir íntegros. O coração precisa estar limpo para irmos a Deus – Sl 24.4 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.


Somos chamados por Cristo mediante sua Palavra (Cortinas sem atrativo algum), entramos pela única porta disponível que é Cristo (porta do pátio), somos aceitos através do Sacrifício do Calvário (altar de holocausto) e limpos pela santificação na Palavra (a pia).

ISAAC MOURA
Pastor Auxiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...