REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

19 de fevereiro de 2019

OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÃ – COISAS QUE NÃO EDIFICAM


Estudo – PARTE 1

Texto bíblico
I Co 10.23-32
Introdução
O que é LIBERDADE CRISTÃ? Um estado ou condição que o crente tem diante de Deus em Cristo, e um sentimento que corresponde a esta condição. Quem é liberto de fato procurar obedecer a Deus além das circunstâncias. Um cristão verdadeiro sempre pautará sua vida no amor a Deus e ao próximo.

O CRISTÃO E SUA CONDUTA POR CAUSA DA  IGREJA.
1.Coisas inconvenientes não edificam (v.23). São coisas que não são pecado em si mas que não edificam, elas subtraem em vez de somarem.
2.A prática que depende do outro: Viver de forma que não dê prejuízo ao outro na prática da vida cotidiana (V.4). Existem coisas que não são pecado em si mas que escandaliza o irmão e, por isso é melhor não fazer (v.32/ Rm 14.15/21.
3.Sabedoria do cristão nas atividades cotidianas (v.23). Paulo continua mostrando que a carne em si mesma podia ser comida naturalmente, mesmo que um crente fosse à casa de um amigo não crente. Paulo aconselha, comam de tudo e não perguntem nada. Mas se o seu anfitrião lhe desse uma cutucada e dissesse, “olha, esta carne foi oferecida ao santo tal”, aí sim, afirma Paulo, não coma, por causa da pessoa e do que ela disse.
4.O princípio “do Senhor é a terra e toda sua plenitude”. Como posso saber se um evento é ou não propício para mim? 1) Que imagem os descrentes terão de mim? 2) Resulta em glória para Deus? 3) Motiva alguém a buscar a Deus?

O evangelho não existe para tornar as pessoas legalistas, contanto que não escandalize o nome de Cristo. Jesus aceitou e foi a muitos eventos sociais (Lc 7.36).

O CRISTÃO E A SUA CONDUTA POR CAUSA DA CONSCIÊNCIA ALHEIA
1.Se a comida servida provém de idolatria é aconselhável não comer porque a terra tem a ampla provisão de Deus; se o crente não souber e comer isso não faz mal pra ele, mas para quem é fraco pode escandalizar. (v.28/ I Co 8.10.
2.Alguns crentes em Corinto comiam carne oferecida aos ídolos porque estavam certos que um ídolo nada é (I Co 8.4). Esse entendimento é para os fortes espirituais.

Conclusão
Com tudo isso, podemos entender que a verdadeira Liberdade cristã consiste em fazer o bem ao outro independente da nossa vontade. Para finalizar, Paulo deixa claro que a razão maior que nos limita todas as ações é a Glória de Deus (v.31).

Mensagem ministrada no culto de Doutrina em  14 de fevereiro de 2019

Pr ISAAC MOURA 
Dirigente da Congregação Nova Jerusalém

Um comentário:

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...