REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

28 de março de 2019

O EQUILÍBRIO ENTRE O CARÁTER E OS DONS ESPIRITUAIS



Texto bíblico: Mt 7.22,23
Introdução
O que é CARÁTER? É o que distingue uma pessoa da outra sob o ponto de vista moral, intelectual e espiritual; é o resultado do acúmulo de dados que trabalharam na formação da pessoa. O caráter é o que a pessoa é independente do que aparenta (I Sm 16.7). Se costuma se referir a alguém de más qualidades como o “sem caráter”. Existem 4 virtudes básicas do caráter: sabedoria, coragem, temperança e justiça. O que é DOM? São 14 presentes separáveis que Deus concede aos salvos para a edificação da igreja (Ef 4.12). O caráter pode sofrer alteração tanto para o que é bom quanto para o que é ruim, já os dons são irrevogáveis (Rm 11.29), finalizarão quando Cristo voltar (1 Co 13.8-12).

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1) É comum dá valor, seja em nós ou nos outros, às manifestações do Espírito Santo e ao exercício dos dons e NÃO ao caráter. É preciso entender que os dons espirituais são concedidos e que operam numa pessoa independente de seu caráter. Jesus deixou claro que no fim o caráter é que encaminhará o destino da alma (Lc 10.20).

2.Muitos usam os dons espirituais para encobrir suas fraquezas de caráter, pois, os dons dão ao possuidor uma imagem bonita e de autoridade espiritual. Quem nunca viu um grande pregador usado em milagres se comportar como um homem diferente ao ponto de exigir coisas incomuns?

O CARÁTER E O JUÍZO VINDOURO
1.Jesus não está condenando os que expulsam demônios e realizam milagres em seu nome; se refere aos que exercem os dons mas vivem na prática do pecado. Expulsar demônios e realizar milagres é ordem de Jesus, e fazem parte da pregação do evangelho. Jesus aponta o fim dos pregadores de muita palavra, mas pouco caráter. Caráter é o que somos, dons é o que temos (cantar, profetizar, pregar, etc.

EXEMPLOS DO USO DE DONS SEM CARÁTER
1.Sansão – tinha dons divinos, mas se perdeu pelo mau caráter que tinha. Recebia forças de Deus que o deixava carismático (Jz 14.19; 15.14), mas suas fraquezas de caráter o destruíram pela experiência no pecado ao mesmo tempo em que era cheio do Espírito de Deus.
2.Balaão – era profeta e tinha capacidade de abençoar a Israel com palavras verdadeiras (Nm 23.18-23, mas seu caráter era pecaminoso (Nm 22.32; 31.16; 2 Pe 2.15; Jd 11; Ap 2.14).

Conclusão
Aquele que crer em Cristo precisa lutar para aperfeiçoar seu caráter para que salvando a muitos não venha perder sua própria alma. (I Co 9.27).

Mensagem ministrada no culto de Oração e Ensino no dia 14 de março de 2019.

ISAAC MOURA
Pastor Auxiliar na Assembleia de Deus em Mojuí dos Campos
Dirigente da Congregação Nova Jerusalém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...