REFLETINDO...

O homem é o centro da criação.

11 de março de 2019

OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÃ – MATURIDADE ESPIRITUAL


Estudo – PARTE 3
Texto bíblico
I Co 10.1-11
Introdução
O que é MATURIDADE ESPIRITUAL? É um processo contínuo que nunca terminará nesta vida terrena. Em Filipenses 3:12-14, Paulo aborda sobre o pleno conhecimento de Cristo no futuro, dessa forma, almejava ele nos informar que enquanto estivermos aqui necessitaremos de amadurecer todos os dias. Deixe-me começar dizendo que não devemos ignorar as ações de um novo convertido, pois, nessa condição, é comparado a uma criança.  Assim como não é errado para uma criança fazer as coisas próprias da idade (mesmo assim cabe aos pais ensinar por bom senso o que é certo para a criança a fim de formar sua mente). Infantilidade só é irritante em um adulto. Quando uma criança de quatro anos faz algo engraçado próprio da sua natureza considera-se saudável, como por exemplo, um menino vestir uma cueca do pai por sobre sua calça, alegando ter visão raio-x. Quando seu pai faz isso, é preocupante!  (risos).

O EXEMPLO DE ISRAEL.
Entre os capítulos 9 e 10 Paulo expõe sobre o cristão amadurecido que se disciplina para melhor servir a Cristo e sobre a falta d imaturidade de Israel marcada pelo auto confiança e perca da autodisciplina.

1) Deus deu toda a condição para o povo ter experiências espirituais com ele. A nuvem de Ex 14 e o livramento da escravidão por meio do mar. Assim como a provisão milagrosa do deserto (Ex 15,16). A maturidade tem mais a ver com as atitudes da pessoa do que das responsabilidades Divinas. Há pessoas que cobram muito de Deus mas querem viver do jeito que bem entendem. A maturidade vem se resumir no claro compromisso que a pessoa assume diante de Deus para viver de forma digna diante de cada situação na vida.

2.As muitas experiências não fazem uma pessoa madura: nuvem de dia, fogo de noite, maná caindo do céu, passagem pelo mar vermelho, todos tiveram um líder espiritual. Nada disso foi suficiente para agirem com prudência e reverência para com Deus; um crente é possível ter anos de vida na igreja e mesmo assim ser um ignorante (I Co 10.1).

A MANIFESTAÇÃO DA IMATURIDADE – v 7
1.v7 - Na ausência de Moisés (no monte), o povo perdeu o equilíbrio – Não seja crente na sua liderança. O culto ao bezerro tinha o engano de ser a Deus, ou seja, não foi dito que era um culto de idolatria mas a Deus (Ex 32.5). Existem inúmeras batalhas que perdemos a luta não por sermos fracos mas pela falta de maturidade. Abrão é um clássico exemplo de como agir com maturidade (agindo na confiança da fé), quando percebeu que a inquietação de Ló a seu respeito era a ganância usou da liberdade e lhe concedeu o poder da decisão e direcionar seu destino, pois não confiava nos bens que possuía mas em Deus (Gn 13.9).
2. v.8 -O episódio de Nm 25.1-5, a mistura com Baal-peor. Imoralidade sexual e culto. Tudo na vida se volta para a área espiritual – não nos enganemos com isso. Cuidado com certos cultos que você vai ou o que você ouve no culto. A maturidade vem pela palavra de Deus (discernimento). Nem tudo que é dito hoje é verdadeiro, tem sempre o hábito de consultar nossa mente fundamentada na palavra (At 17.11).
3.v.-9 – O povo murmurou por causa da alimentação no deserto (Nm 21.5). A murmuração põe Deus em descrédito. Quem pratica essa ação, põe Deus ao lado do diabo, pois, acredita que Ele não faz o que cremos segundo a sua vontade, ou melhor, dá a visão que Ele nada tem capacidade de fazer, isso contraria sua palavra (Jo 15.5).

Conclusão
Amadurecer espiritualmente é procurar viver de acordo com a palavra e com a vontade de Deus; é viver não para agradar a si mesmo mas a Deus.

ISAAC MOURA
Pastor - COMIEADEPA 3317/CGADB 98.649


2 comentários:

  1. falar em liberdades hoje no templo e meio complicado porque as pessoas se tornaram escrava de denominações, ou seja foram institucionalizadas a pensarem de uma unica forma, nao deixado o Espirito |Santo trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. falar em liberdades hoje no templo e meio complicado porque as pessoas se tornaram escrava de denominações, ou seja foram institucionalizadas a pensarem de uma unica forma, nao deixado o Espirito |Santo trabalhar.

    ResponderExcluir

CONGREGAÇÃO MONTE MORIAH COMEMORA 47 ANOS

  A Congregação Monte Moriah, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Itaituba celebrou a Deus nos dias 27 e 28 de maio de 2023 cultos al...